O novo presidente da entidade regional Turismo do Centro, Raul Almeida, anunciou que vai avançar com a criação de um Conselho Estratégico, o qual terá uma função consultiva sobre as estratégias de fundo para a região. O Conselho irá reunir as oito comunidades intermunicipais que compõem a região, as três universidades e seis politécnicos presentes no território, bem como representantes do sector privado e associações.
Raul Almeida tomou posse, ontem, como presidente da Comissão Executiva da Turismo do Centro, em cerimónia que decorreu no Convento de S. Francisco, em Coimbra, com a presença dos representantes dos 100 municípios que integram a região, de entidades turísticas nacionais e regionais de todo o país, assim como dos operadores privados.
A sua Direcção irá também procurar consolidar a marca Turismo Centro e os seus produtos âncoras e promover uma relação mais estreita entre entidade regional e operadores públicos e privados. Outra das suas apostas é tornar o turismo no Centro como um destino sustentável, acessível e inteligente, assim como na formação contínua e qualificação da oferta.
O novo presidente afirmou, ainda, que irá fazer “uma aposta forte na captação e retenção de recursos humanos” no sector, assim como na sua capacitação, pretendendo colaborar com as diversas associações profissionais de forma a resolver a falta de mão-de-obra no turismo.
Pedro Machado muito aplaudido
Muito aplaudido na hora da despedida, após ter presidido durante 17 anos à Turismo do Centro, Pedro Machado disse não ter pena de deixar estas funções, sendo “uma página que se vira, um ciclo que termina”, e lembrando que vai ser presidente da Mesa da Assembleia-Geral deste organismo.
Pedro Machado, que vai também assumir a presidência da Agência de Promoção Turística Centro de Portugal (dedicada à promoção internacional da marca) e a docência universitária, deixou para Raul Almeida os valores que diz caracterizarem esta região de turismo: trabalho, empenho e energia, com lealdade e solidariedade.
O presidente cessante lembrou que em 2006 a região Centro não tinha mais de 2,6 milhões de dormidas, sendo que, actualmente, tem quase 8 milhões e um impacto de 16% na economia. O bom desempenho foi também realçado pelo secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, ao revelar que no primeiro semestre deste ano a região Turismo do Centro cresceu 11%, Destacou, igualmente, a diversidade e a autenticidade, assim como ser o melhor destino turístico de surf.
Nuno Fazenda anunciou que a Turismo de Portugal vai aumentar em 20% o apoio que é atribuído às entidades regionais de turismo, considerando que “é importante dar mais voz, mais força e mais recursos às regiões”, reconhecendo também que se pode ir “mais além” no financiamento das entidades regionais.
O secretário de Estado do Turismo respondia a Raul Almeida, que no discurso de tomada de posse, defendeu uma actualização orçamental das entidades regionais, reconhecendo que “as regiões têm um papel fundamental no turismo”, assumindo um “papel importante na afirmação dos seus territórios”.
Fonte: Campeão das Províncias.