Os accionistas da Águas do Centro Litoral (AdCL), reunidos em Assembleia-Geral, na passada quarta-feira, aprovaram as contas relativas ao exercício de 2017. A empresa alcançou resultados líquidos de 3,9 milhões de euros, tendo sido deliberado não distribuir dividendos pelos accionistas.
Destes cerca de 3,9 milhões de euros de resultados líquidos, o Conselho de Administração da AdCL propôs levar este montante a resultados transitados, tendo a proposta sido aprovada por maioria pelos accionistas.
Relativamente às contas relativas ao exercício de 2017, verifica-se que os principais indicadores financeiros da empresa registaram melhorias, com o volume de negócios a crescer para 45,75 milhões de euros (face aos 44,86 milhões de euros alcançados em 2016), os gastos operacionais a diminuir para 41,19 milhões de euros (face a 41,94 milhões de euros), o EBITDA a subir para 26,36 milhões de euros (comparando com 25,03 milhões de euros em 2016) e o nível de endividamento a diminuir (5,7 por cento face a 2016).
A nível de actividade de 2017, destaca-se o aumento do volume de água fornecido em cerca de 4,62 por cento. Actualmente, a AdCL fornece água em qualidade e quantidade a cerca de 320 mil habitantes, tratando as águas residuais de 750 mil habitantes.
Além da aprovação das contas, os accionistas da AdCL aprovaram, também, a eleição do actual Conselho de Administração para o mandato 2018-2020. O vogal executivo, Tiago Braga, assumiu o cargo de vogal executivo do Conselho de Administração da sociedade, em substituição de Fernando Aureliano Vasconcelos, que renunciou em 22 de Dezembro de 2017.
Após a aprovação das contas e da aplicação dos resultados e passando para outro ponto sobre a “seca”, o presidente do Conselho de Administração da AdCL, Nelson Geada, e o presidente do Conselho de Administração da Águas de Portugal, João Nuno Mendes, apelaram à precaução e incentivaram todos os accionistas a aderirem à campanha da seca, apresentada em Outubro de 2017. A campanha “Vamos fechar a torneira à seca” tem uma página web (www.fecheatorneira.pt), onde podem ser descarregados diversos meios de divulgação.
Constituição dos órgãos sociais da AdCL
Mesa da Assembleia-Geral
Presidente – Raul Miguel de Castro (presidente da Câmara Municipal de Leiria)
Vice-Presidente – Paulo Manuel Marques Fernandes
Secretário – Ana Cristina Rebelo Pereira
Conselho de Administração
Presidente – Nelson Carlos Geada de Sousa
Vogal Executivo – Filipa Duarte Vieira Pimenta Alves Esperança
Vogal Executivo – Tiago Filipe da Costa Braga
Vogal Não Executivo – Cristina Maria Domingues de Jesus
Vogal Não Executivo – Silvério Rodrigues Regalado (presidente da Câmara Municipal de Vagos)
Conselho Fiscal
Presidente – Luís Miguel Barros Martins Damas
Vogal Efectivo – Armando José de Sousa Resende
Vogal Efectivo – Paulo Jorge Frazão Batista dos Santos (presidente da Câmara Municipal da Batalha)
Vogal Suplente – Patrícia Isabel Sousa Caldinha
Comissão de Vencimentos
Presidente – Carla da Conceição Afonso Correia
Vogal – Luís Paulo Carreira Fonseca da Costa (presidente da Câmara Municipal de Arganil)
Vogal – Paulo Jorge Pinto da Silva