A Câmara Municipal de Águeda promove, nos sábados 19 e 26 de outubro,apresentações de teatro dos contos e lendas do concelho de Águeda, nas freguesias de onde são oriundas.
São sessões teatralizadas de obras infantojuvenis nas freguesias, sessões essas recriadas e encenadas a partir das lendas e contos eternizadas no formato literário pela autora aguedense Maria Conceição Vicente e algumas baseadas nas recolhas de Francisco Silva. Estas obras, embora sob o formato de livros ilustrados, contêm textos intencionalmente abrangentes, e foram as bases para a adaptação necessária à teatralização.
As lendas têm como cenário a parte mais serrana do concelho, as sessões serão apresentadas diretamente nas freguesias. No sábado 19 de outubro, a primeira sessão será às 11h na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, para recordar a lenda “A Bicha Moira”; às 15h na Associação Senhora da Esperança em Á- dos-Ferreiros, será a vez da Lenda do Diabo de Alfusqueiro às 18h na Junta de Freguesia de Castanheira do Vouga para ver e ouvir “A lenda da Redonda” , “O lavrador e o lobo” e “O rapaz que queria agarrar o Sol”.
No sábado 26 de outubro, decorrerá a mesma sessão de teatro em dois lugares diferentes, ás 15h na Junta de Freguesia de Belazaima do Chão e às 18h na Junta de Freguesia de Castanheira do Vouga, estas serão compostas pelas histórias: “O moleiro e as três árvores”, “Os pequenos seres da floresta”, “A Floresta Encantada” e a “Lenda das poldras do Avelal”. Estas sessões irão contar com a participação de um jovem ator do concelho, Fábio Saraiva, presentemente em licenciatura no curso de Teatro e Educação da Escola Superior de Educação de Coimbra.