Águeda, Aveiro, 20 de Abril de 2025

Covid-19: Vacinação começa hoje nos Hospitais do Distrito de Aveiro

29 de Dezembro 2020

À semelhança da maioria dos 27 Estados-Membros da União Europeia, o plano de vacinação em Portugal arrancou no domingo, e entra hoje no terceiro dia. De norte a sul do país são vários os hospitais que iniciam esta terça-feira a campanha de vacinação.

O Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV), que tem sede em Santa Maria da Feira e tutela as unidades de São João da Madeira e Oliveira de Azeméis, começa hoje a vacinar 595 profissionais.

Segundo revelou à Lusa a administração desses três hospitais do distrito de Aveiro, a sua primeira fase de vacinação contra a covid-19 estará centralizada no Hospital São Sebastião, na Feira, e deverá ficar concluída na quarta-feira.

O procedimento abrange quase um terço dos 1.900 trabalhadores do CHEDV, que, enquanto estrutura de referência para cerca de 350.000 utentes da região, serve não apenas as comunidades dos concelhos da Feira, Azeméis e São João da Madeira, mas também as de Arouca, Vale de Cambra e Ovar.

Também no distrito de Aveiro, arranca igualmente esta terça-feira a inoculação contra a covid-19 no Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) – que integra as unidades de Aveiro, Águeda e Estarreja, e serve 300.000 utentes de nove concelhos, entre os quais também Albergaria-a-Velha, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga e Vagos.

Portugal entrou hoje no terceiro dia da campanha de vacinação contra a covid-19, que arrancou no domingo nos centros hospitalares universitários do Porto, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central.

O plano prevê que sejam vacinados até abril cerca de 950 mil pessoas dos grupos prioritários definidos pelo grupo de trabalho: pessoas com mais de 50 anos com doenças associadas, utentes e trabalhadores de lares e profissionais de saúde e de serviços essenciais.

A primeira fase de vacinação prolonga-se até final de março de 2021, tem prevista a chegada de 1,2 milhões de doses de uma vacina que é facultativa, gratuita e universal, sendo assegurada pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.765.049 mortos resultantes de mais de 80,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 6.677 pessoas dos 396.666 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Texto e imagem: Lusa


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM