O Município de Oliveira do Bairro criou um programa de apoio social excecional e temporário, no âmbito das medidas relativas à situação epidemiológica do COVID-19, para grupos de risco.
Este apoio da autarquia liderada por Duarte Novo é dirigido a pessoas com mais de 65 anos ou deficiência, doentes crónicos, famílias monoparentais ou que se encontrem em situação de isolamento e sem suporte familiar e social.
De acordo com Lília Ana Águas, Vereadora com o Pelouro da Saúde, o programa vai abarcar “três dimensões, que vão passar pelo apoio psicológico, apoio jurídico e apoio na recolha e entrega de compras e bens essenciais no supermercado, medicamentos e outros produtos de primeira necessidade”.
Segundo a autarca, “estamos a acompanhar, minuto a minuto, a situação de grande gravidade que estamos a viver, de forma a responder com celeridade às necessidades dos nossos munícipes, especialmente dos que mais necessitam de apoio e que se encontram em dificuldades”.
O programa está em funcionamento desde esta terça-feira, 17 de março, no horário das 9h00 às 16h00, de segunda a sexta-feira, e os serviços podem ser solicitados através de telefone (234 732 131) ou e-mail (programaapoio.covid-19@cm-olb.pt).
Ainda no âmbito dos apoios sociais, relembre-se que a autarquia de Oliveira do Bairro foi mais além na decisão do governo de decretar a abertura de um estabelecimento escolar por agrupamento de escolas, ao abrir um pólo escolar por freguesia, de forma a acautelar o serviço de prestação de apoios alimentares a alunos beneficiários do escalão A de Ação Social Escolar e “o acolhimento aos alunos filhos, ou outros dependentes a cargo, de profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro, incluindo os bombeiros voluntários, e das forças armadas, os trabalhadores dos serviços públicos essenciais, de gestão e manutenção de infraestruturas essenciais, bem como outros serviços essenciais, cuja mobilização para o serviço ou prontidão obste a que prestem assistência aos mesmos, na sequência da suspensão das atividades letivas e não letivas” (n.º 1 do Art. 10.º do Decreto Lei n.º 10-A/2020 de 13 de março).
Os estabelecimentos em funcionamento são os Pólos Escolares de Oliveira do Bairro, Bustos, Oiã Nascente e Palhaça.
O serviço de refeições nos estabelecimentos referidos será prestado em duas fases, para os alunos do Pré-escolar das 12h00 às 13h00 e para os alunos do 1.º Ciclo das 13h00 às 14h00.
Os encarregados de educação que pretendam beneficiar destes serviços, e que cumpram os requisitos legais, devem solicitá-lo, via email, através do endereço eletrónico educacao@cm-olb.pt, ou através do número telefónico 234 732 131.