O Cineteatro de Estarreja apresentou as propostas culturais para os últimos meses do ano.
O reencontro com o público após férias está marcado para 23 de setembro com a espetacularidade do circo contemporâneo.
A nova temporada abre com “Homem Bala” (23 setembro), num espetáculo que será o resultado das residências de circo contemporâneo com a curadoria do INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo, que o palco do CTE vai acolher a partir de 12 de setembro. Um espetáculo internacional, em estreia mundial, inserido na programação da plataforma emergente de artes performativas do Município de Estarreja, Trampolim.
Haverá dose dupla de circo contemporâneo nesta época uma vez que em dezembro (dia 2), o CTE recebe a peça “Italiano Grand Hotel”, da companhia catalã La Tal.
Estarrejazz traz nomes consagrados
O festival Estarrejazz’23 suaviza a chegada das temperaturas mais amenas, de 5 a 14 de outubro, num total de 6 concertos que percorrem várias estéticas.
Entre promessas da cena jazzística nacional e nomes consagrados, esta edição encerra com chave de ouro: a Orquestra de Jazz de Estarreja convida Chico Pinheiro, um dos mais expressivos artistas da música brasileira contemporânea, tendo sido nomeado no 63rd Grammy Awards na categoria de Best Latin Jazz Album.
Concertos com Sara Correia, Bárbara Tinoco e Georgia Cécile
A música tem sempre um lugar de destaque na sala de espetáculos estarrejense e não será exceção nestes próximos meses: o magnetismo único da fadista Sara Correia (28 de outubro); Bárbara Tinoco, na companhia de Miguel Araújo e Carlos Tê, (16 de novembro); José Cid na comemoração do 100.º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Estarreja (30 de novembro); Georgia Cécile, considerada em 2022 a melhor intérprete feminina de jazz no Reino Unido, com a Orquestra Filarmonia das Beiras num concerto de Natal (17 de dezembro) que promete ser uma prenda incomparável a encerrar a temporada.
O desfile musical continua com forte expressão em novembro: a Banda Sinfónica da GNR (dia 12) assinala os 15 anos do Comando Territorial de Aveiro; e as locais Banda Club Pardilhoense (dia 4) e a orquestra AMA – Associação Musical do Antuã (dia 19) têm sempre porta aberta no palco CTE.
Performance homenageia o Cisne do Vouga
A coprodução teatral intitulada “Paisagens de Francisco Joaquim Bingre – O Vouga lhe deu ser o Tejo a Lyra” (25 de novembro) transporta-nos para o universo e vida do poeta canelense. Com produção da companhia de teatro Kopinxas, a performance desvenda as fases da vida do poeta (1763- 1856), os diferentes chãos por onde caminhou e que tanto o influenciaram e inspiraram na escolha das suas palavras.
Dezembro abre com o Festival de Artes DIFERENCIARTE (dias 6, 7 e 8) da CERCIESTA, sempre com o objetivo de promover a inclusão social da pessoa com deficiência.
Referência mundial do Flamenco
O conceituado Barcelona Flamenco Ballet e o seu fundador David Gutiérrez (9 dezembro) irão comprovar porque são reconhecidos como líderes do flamenco moderno, numa fusão de elementos da dança e música tradicional flamenca, com elementos de ballet, música contemporânea, clássica e jazz.
Comunidade também ocupa o palco CTE
Cumprindo os princípios do serviço educativo municipal LAC – Laboratório de Aprendizagem Criativa, a comunidade será chamada a participar em duas residências artísticas: Scena – Laboratório de Dança Itinerante, da Companhia de Dança de Almada; e “O Barbeiro de Einstein”, da Ópera Isto, com apresentações no palco do CTE nos dias 22 de outubro e 18 de novembro, respetivamente.
Já o Teatro do Desassossego de Estarreja participará na peça “Noite de Verão” (11 de novembro), após residências de dramaturgia, interpretação e coreografia com a equipa do Teatro Nova Europa.
O Cine-Teatro de Estarreja (CTE) promete “momentos de cultura e entretenimento marcantes ao longo da nova temporada”, sublinha Luís Portugal, programador municipal.
Os bilhetes para os espetáculos podem ser adquiridos a partir de 6 de setembro.