Águeda, Aveiro, 23 de Março de 2025

“Cultura em Tempos de (In)certeza” avança em Aveiro

2 de Junho 2020

Reabilitação de equipamentos, programas de financiamento para a produção cultural e um Plano Estratégico para a cultura enquadrado pela candidatura de Aveiro e capital Europeia de Cultura em 2027 dão o mote para o projeto “Cultura em Tempos de (In)certeza” que a Autarquia gizou no regresso à normalidade possível em tempos de pandemia.

O Teatro Aveirense abriu ontem ao público e regressa aos espetáculos presenciais com um concerto de António Zambujo,este sábado,dia 06.A programação vai voltar a contar com cinema, dança, teatro, comédia e música.

Outra novidade passa pela Programação de Verão que irá estar presente em vários espaços da cidade de Aveiro durante o mês de agosto.

O Festival dos Canais ganha nova vida com uma edição diferente adaptando-o aos atuais constrangimentos sanitários e seguindo as regras da Direção Geral da Saúde para equipamentos culturais e ações culturais em espaço público, adotando um modelo diferente neste ano de 2020.O festival será distribuído por dois fins-de-semana e terá, além de instalações artísticas no espaço público, espetáculos de menor dimensão, a decorrer em recintos fechados e em espaço público com lugar marcado. A autarquia quis assumir apoio aos artistas com iniciativas ao ar livre e com destaque para os agentes e artistas locais na sua organização.

Anuncia ainda um novo site para ajudar a dinamizar a visão não presencial da cultura com reforço da estratégia digital e a criação do website dos Museus de Aveiro.

O festival Criatech, com destaque para a criatividade digital e tecnologia, vai estar em foco com exposição, masterclasses, conferências, performances e conversas em formato online.

40 Mil euros para projetos locais

José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro  anunciou a formação de uma bolsa de 40 mil euros para apoio a projectos artísticos locais (individual ou coletivos de estruturas formais e informais não apoiadas pelo Programa de Apoio Municipal a Associações, ou com outro tipo de apoio da Câmara Municipal de Aveiro), contribuindo para a sustentabilidade de um dos grupos mais afectados pelos efeitos da pandemia no setor cultural. É uma bolsa de apoio à criação artística para projetos digitais a serem difundidos online nas plataformas municipais.

A Autarquia vai apoiar as Livrarias locais, através do reforço da aquisição de publicações que enriqueçam e reforcem os fundos documentais da Rede de Bibliotecas do Município de Aveiro.

Lança uma parceria com curadores locais de arte contemporânea para programar a Galeria de Exposições da Capitania em 2021, afirmando Aveiro no domínio da Arte Contemporânea, e a subida dos valores dos prémios da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro no contexto Internacional são novidades.

O Teatro Aveirense será integrado numa rede nacional de criação e promoção da dança contemporânea e outras disciplinas artisticas e será celebrado contrato de colaboração com a Fundação Arpad Szenes/ Vieira da Silva.

Participação e Apoio ao Projeto SOMA – Projeto do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos de Música e Dança da Universidade de Aveiro, que tem por base a construção de um espaço físico e digital de memória dedicado à herança sonora e musical da Região de Aveiro.

Informação integral pode ler aqui

Cultura em Tempos de (In)certeza

Áudio: José Ribau Esteves,Presidente da Câmara Municipal de Aveiro e José Pina,Diretor do Teatro Aveirense.

 


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM