A Divisão Policial de Espinho, através da Esquadra Complexa de Investigação Criminal, encontra-se a executar uma operação policial nos concelhos de Espinho, Ovar e de Vila Nova de Gaia que visa o combate ao crime de tráfico de estupefacientes e outras actividades ilícitas.A Operação denominada de Barba Ruiva tem em cumprimento: 23 mandados de buscas domiciliárias; 21 mandados de busca não domiciliárias e 13 mandados de detenção fora de flagrante delito.Há pelo menos dez pessoas detidas.
Segundo nota de imprensa “estão a ser empenhadas todas as valências policiais, nomeadamente, da estrutura de investigação criminal, das equipas de intervenção rápida, de trânsito, das brigadas de fiscalização, da patrulha e perito de armas. Esta operação policial conta igualmente com o reforço da Unidade Especial de Policia”.
De acordo com as autoridades, esta investigação decorre há mais de um ano. O principal foco é o bairro dos pescadores, em Espinho e as freguesias de Silvalde, Anta e Guetim, no mesmo concelho.