“Eu sou e eu Vou” é o tema da campanha da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), a decorrer desde 2019 e que prossegue até 2021, e que volta, agora, a ser falada pelo facto de, hoje (04), se assinalar o Dia Mundial do Cancro.
A campanha, criada para “impactar”, foi pensada para “inspirar mudança e mobilizar acção”, mesmo depois do dia 04 de Fevereiro. A ideia é que possa “impactar a longo prazo, aumentando a exposição do público à mensagem e o seu envolvimento, quer na disseminação da mensagem, quer na mudança de comportamento”, revela a Liga.
Segundo a LPCC, “trata-se de um chamada à acção, dando o poder ao indivíduo e desafiando-o a um compromisso pessoal de forma a ter impacto no futuro”, dando como exemplo pequenas acções individuais que podem ter o poder de reduzir o impacto do cancro no próprio indivíduo (dieta saudável), nas pessoas que ama (deixar de fumar) e no mundo (vacinação).
Incentivar os cidadãos a saberem mais sobre a doença, a partilhar informação, a fazer voluntariado ou a fazer escolhas de vida mais saudáveis são outros dos objectivos desta efeméride e desta campanha.
E esta campanha, porquê?
1. Porque a incidência de cancro tende a aumentar e todos os anos 9,6 milhões de pessoas continuam a morrer de cancro, o que é mais do que as mortes causadas em conjunto pelo HIV/SIDA, malária e tuberculose;
2. Porque acreditamos que muitas destas mortes seriam evitáveis com maior apoio governamental e financiamento para programas de diagnóstico precoce, prevenção e tratamento;
3. Porque acreditamos que deve haver igualdade de acesso a meios de diagnóstico, tratamento e cuidados em oncologia;
4. Porque acreditamos que todos têm um papel a desempenhar nesta luta, em todos os setores de forma transversal;
5. Porque acreditamos que, juntos, aumentando a literacia em saúde e a compreensão sobre o cancro, reduzimos o medo causado por mitos e crenças erradas e podemos criar mudança!
Jornal Campeão das Províncias