Mais de 3.200 pessoas participaram nas atividades da iniciativa ‘65 Horas em Festa’, promovida pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro para celebrar e homenagear a sua população idosa.
O programa, repleto de atividades lúdicas, culturais e desportivas, abarcou todo o passado mês de outubro, em que se celebrou o Dia Internacional do Idoso (1 de outubro) e o Dia Mundial da Terceira Idade (28 de outubro).
Os grandes destaques do ’65 horas em Festa’, passaram pelo almoço-convívio, com animação musical ao vivo, que juntou cerca de 1.200 seniores no Espaço Inovação, em Vila Verde – Oliveira do Bairro, no dia 11 de outubro, e o Congresso Envelhecer nos Eixos: Tempo, Trabalho e Felicidade, que contou com cerca de 1.400 participantes, dos quais quatro centenas marcaram presença no Quartel das Artes, no dia 27, e os restantes acompanharam o evento on-line.
O congresso contou com vários oradores e moderadores, ao longo de todo o dia, que falaram sobre diversos temas relacionados com o envelhecimento. Lília Ana Águas, vereadora da autarquia, marcou presença no evento, bem como Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal, e Ricardo Pocinho, Presidente da ANGES – Associação Nacional de Gerontologia Social. De destacar ainda as presenças especiais de Fátima Lopes, apresentadora de televisão e escritora, e da atriz Noémia Costa, entre outros.
A organização deste congresso esteva a cargo da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e da Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES), com a colaboração da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Cubo Mágico da Saúde.
O programa do ’65 horas em Festa’ contou ainda com visitas gratuitas e atividades lúdicas e culturais na Radiolândia – Museu do Rádio, em Bustos, e no Museu de Etnomúsica da Bairrada, localizado no Troviscal, que integram a Rede de Museus de Oliveira do Bairro, tardes de cinema no Quartel das Artes, o lançamento do livro “A Salto: coragem de fugir ao absurdo”, de Álvaro Góis, tertúlias culturais nos polos de leitura do concelho e várias atividades físicas e desportivas, realizadas em vários pontos do concelho.
Lília Ana Águas, Vereadora da Idade Maior da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, classificou a iniciativa como “um enorme sucesso, que suplantou as nossas melhores expectativas”.
“Durante um mês”, acrescentou a autarca, “a temática do envelhecimento esteve no centro das nossas políticas sociais, culturais e desportivas, procurando também, através da discussão e da partilha, encontrar novos caminhos e soluções que garantam que os nossos seniores possam viver esta etapa da sua vida com a dignidade que merecem”.
A iniciativa ‘65 Horas em Festa’ integra-se na estratégia que a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro delineou para “colocar o seu foco numa faixa da população tão importante e que cada vez mais precisa da nossa atenção e do nosso trabalho, no sentido de proporcionar a estas pessoas uma vida com a qualidade e a dignidade que bem merecem”, explicou Lília Ana Águas.
Foi com esse pressuposto que a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro criou, em 2018, o pelouro da Idade Maior, com os objetivos de prevenir e dar resposta a situações suscetíveis de afetar a segurança, saúde ou bem-estar das pessoas idosas, informar e sensibilizar a comunidade sobre os direitos desta população, combater a sua exclusão social e, finalmente, desconstruir a imagem negativa e o preconceito associado ao processo de envelhecimento, através de uma intervenção mais estruturada e dinâmica.
Pelo seu trabalho nesta área, nomeadamente pela reiterada intervenção junto das populações mais vulneráveis e pelo contínuo apoio aos mais necessitados, às famílias e às instituições, o Município de Oliveira do Bairro foi galardoado em 2022 com a Bandeira de Mérito Social da Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES).