Águeda, Aveiro, 15 de Outubro de 2024

Energias renováveis: uma tendência que veio para ficar – Opiniões Goldenergy

19 de Maio 2022

As energias renováveis têm conquistado mais relevância com o passar dos anos em todo o mundo. Afinal, este modelo de produção de eletricidade é capaz de impactar a natureza ao mesmo tempo que nos abastece tanto como os tradicionais combustíveis fósseis.

Na opinião da Goldenergy, os números comprovam que a expressão “tanto como” descreve de forma pouco apurada o cenário atual das fontes energéticas em Portugal.

Segundo a REN – Redes Energéticas Nacionais, em 2021, a produção de energia a partir de fontes renováveis representou 59% do consumo de eletricidade entre os portugueses.

O melhor é que estes números evoluíram consideravelmente em relação a 2020, quando as fontes amigas do ambiente produziram 34% da eletricidade que consumimos.

Mas afinal o que este avanço na produção de energias renováveis representa para a sociedade, incluindo pessoas comuns, indústrias e governo? Na opinião da Goldenergy, a resposta é simples: sustentabilidade.

Se a nossa sociedade é composta por um ecossistema em que seres humanos, animais e natureza devem coexistir, nada mais apropriado do que investir em tecnologias que agridam minimamente o ambiente.

E entre estas tecnologias, as principais são as fontes renováveis de eletricidade. Explicamos os principais motivos:

  • Utilizam apenas recursos renováveis da natureza: a luz e o calor do sol, a força das águas e dos ventos são recursos da natureza que são repostos constantemente, em questão de segundos. Se as utilizarmos, portanto, não estamos a “roubar” nada que a natureza não seja capaz de nos devolver rapidamente. Por outro lado, quando utilizamos petróleo, carvão, etanol, entre outras fontes, estamos a utilizar recursos finitos, que levariam milhões de anos até serem repostos pelo planeta.
  • Não libertam gases com efeito de estufa para a atmosfera: uma das principais desvantagens do uso da gasolina, do etanol e do diesel é a queima dos mesmos. Durante os processos químicos eles acabam por libertar gases com efeito de estufa, que são extremamente perigosos para a nossa saúde. É por esse motivo que nos centros urbanos a qualidade do ar é geralmente inferior à do campo, onde circulam menos carros movidos a combustíveis fósseis.
  • Impactam minimamente o ecossistema local: as fontes de energias renováveis impactam minimamente a sobrevivência dos animais que compõem o ecossistema onde estão inseridas. Os painéis solares ficam posicionados juntamente com os telhados e ocupam muito pouco espaço. As hidroelétricas, por outro lado, são as que ainda podem gerar algum desconforto, uma vez que envolvem a inundação de grandes extensões de terra para a formação das represas.

No entanto, por mais que a energia hidroelétrica possua esta desvantagem a nível ambiental, é facto que ainda se trata de uma fonte que não liberta gases com efeito de estufa e não consome recursos finitos da natureza.

Ainda de acordo com os dados divulgados pela REN a 4 de janeiro de 2022, dos 59% de consumo de eletricidade verde que atingimos em 2021, 27% correspondem à hidroelétrica, 26% à energia eólica, 7% à biomassa e 3,5% à fotovoltaica.

Na opinião da Goldenergy, estes números trazem-nos bastante otimismo quanto ao futuro das energias renováveis. E é mesmo nisso que a comercializadora estava (e ainda está) a pensar quando lançou a oferta de venda e instalação de painéis solares.

Quer ver todas as vantagens de se partilhar da boa energia da Goldenergy?

Painéis solares da Goldenergy: mais do que opiniões, factos que comprovam as suas vantagens

Os painéis solares são cada vez mais populares entre os portugueses que compreendem que as suas vantagens vão além da poupança doméstica, mas são úteis para todos.

Como vantagens para o coletivo, a Goldenergy cita:

  • Não libertam CO2: o que contribui para um ar mais limpo e para mais saúde para humanos, animais e vegetação.
  • Não consomem recursos finitos: sendo utilizada apenas a luz e o calor do sol para a geração de eletricidade.
  • Duram mais de 20 anos: são elementos com alta durabilidade, o que permite produzir o mínimo de lixo para o ambiente.

Por outro lado, na opinião da Goldenergy, investir em painéis solares com esta comercializadora traz também vantagens consideráveis para o cliente:

  • Redução das faturas de eletricidade em até 50%: e ainda é possível obter descontos de até 135€/ano nas faturas com adesão ao Tarifário Solar (o tarifário especial para clientes que instalam os painéis da empresa).
  • Até 85% de comparticipação do Fundo Ambiental 2021 através do Programa de Apoio a Edifícios +Sustentáveis: nesta modalidade, o governo ajuda-o a pagar por este investimento no seu bem-estar. Este programa encontra-se na segunda fase e o prazo de submissão de candidaturas estende-se até ao dia 30 de abril de 2022.
  • Serviço Chave-na-mão: a Goldenergy faz a instalação dos painéis, o registo no portal da DGEG e apoia a sua candidatura à comparticipação do governo.

É por estas e muitas mais vantagens que a Goldenergy aposta que sim: as energias renováveis vieram para ficar.

Partilhe da boa energia da Goldenergy e deixe ainda hoje a sua contribuição para um amanhã melhor!


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM