 
	
            
A ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro associa-se à Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos, que decorre até dia 28 de Novembro em toda a Europa.
Esta iniciativa pretende alertar e sensibilizar para as questões que se prendem com a produção de resíduos, o seu correcto encaminhamento e os comportamentos que devem ser tidos em conta de forma a reduzir e até mesmo evitar a sua produção.
O tema deste ano “Comunidades Circulares” desafia os participantes a agir em conjunto para formar comunidades circulares destinadas a prevenir a produção de resíduos.
“Estes tempos difíceis destacaram o papel que as comunidades podem desempenhar na transição para padrões de consumo e produção sustentáveis em que a colaboração entre indivíduos ou grupos de pessoas é essencial”, referiu a ERSUC.
A ERSUC, em colaboração com os Municípios, está a dinamizar diversas acções em que a sustentabilidade, a alteração de comportamentos e a reciclagem são temas importantes.
A ERSUC pretende ainda atribuir o galardão de “Mercado a Reciclar” aos mercados aderentes, que se destacam pelo compromisso de redução do impacte ambiental resultante do mercado, promovendo a gestão adequada dos resíduos. “Um ‘Mercado a Reciclar’ representa um mercado com carácter de responsabilidade e preocupação com a sustentabilidade, o que será um elemento diferenciador”, adianta.