A ERSUC, responsável pela recolha, tratamento e valorização de resíduos urbanos do Litoral Centro, e a Câmara Municipal de Aveiro iniciaram ontem, o projeto-piloto de recolha seletiva de resíduos para reciclagem, no modelo porta-a-porta, no Município de Aveiro. Trata-se de um investimento estratégico da Câmara de Aveiro, que permitirá uma melhor gestão dos resíduos e reforçar o encaminhamento correto dos diferentes tipos de resíduos.
Num primeiro momento, a campanha irá realizar-se em 5.559 moradias, avançando posteriormente a sua expansão a todo o Município.
Para mobilizar a população, a ERSUC irá distribuir, de forma gratuita, contentores de 120 litros para a reciclagem de papel/cartão (tampa azul), embalagens de plástico/metal/pacotes de bebida (tampa amarela) e embalagens de vidro (tampa verde). Com os contentores, cujos resíduos serão depois recolhidos pela empresa, será também entregue um calendário, com a indicação do dia e hora da recolha de cada caixote.
A par da entrega de contentores e do calendário de recolha, a ERSUC vai ainda sensibilizar a população, projeto para a importância da reciclagem e para a adoção de comportamentos sustentáveis, através de uma equipa que vai percorrer as ruas abrangidas pelo Porta-a-Porta.
O desenvolvimento deste projeto-piloto reforça o compromisso da ERSUC em continuar a aumentar as quantidades de resíduos recicláveis recolhidos seletivamente na região de Aveiro, com o apoio da população, juntas de freguesia e municípios, para, em conjunto, alcançarem as metas nacionais de envio de resíduos para reciclagem.
Esta iniciativa da ERSUC e da Câmara Municipal de Aveiro traduz-se num investimento de 916.232 euros: 374.732 euros para a compra de 16.677 contentores de 120 litros e 541.500 euros para a aquisição de três viaturas de 19 toneladas para a recolha.
Em junho, a Câmara Municipal de Aveiro tinha já ativado a operação “Sem Sobras”, que faz a recolha seletiva porta-a-porta de biorresíduos para utilizadores não domésticos do canal HORECA (hotelaria, restauração e cafés), cantinas de estabelecimentos de ensino, IPSS, entre outros locais. Posteriormente, em setembro, foi ativada, na localidade de São Jacinto o projeto de Compostagem Doméstica, com a distribuição de 500 kits de compostagem em moradias que disponham de jardim ou horta.
“Este projeto-piloto é mais uma aposta da Câmara Municipal de Aveiro, que há vários anos tem vindo a trabalhar para tornar o Município cada vez mais sustentável. Esta recolha porta-a-porta começa agora em quase seis mil moradias, mas irá brevemente abranger mais habitações, e esperamos o contributo de todos para tornar Aveiro um Município cada vez mais responsável a nível ambiental”, afirma o Presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves.