Águeda, Aveiro, 23 de Fevereiro de 2024

Escolas de Condeixa acompanham 80 crianças com terapia da fala

19 de Março 2018

O município de Condeixa, no âmbito da sua política educativa, deu continuidade ao projecto de Terapia da Fala nos Jardins-de-Infância e Escolas Básicas do 1.º Ciclo, constituindo para tal, uma equipa com três terapeutas que já acompanha cerca de 80 crianças.

Esta medida introduzida em 2016 nas escolas do concelho tem em vista a prevenção, a avaliação, o diagnóstico e, posteriormente, a intervenção e o acompanhamento de crianças com dificuldades ao nível da comunicação, da linguagem oral e escrita, da fala, da motricidade orofacial, entre outras.

“Trata-se de uma medida inovadora que decidimos prosseguir, garantindo um serviço que não está acessível à maioria das famílias e que é fundamental para um desenvolvimento bem-sucedido das crianças. Queremos uma escola de excelência e é por isso que todos os anos investimos uma parte significativa do nosso orçamento na qualidade do ensino e na igualdade de oportunidades, nomeadamente através do ensino de Inglês aos alunos do pré-escolar, da oferta de manuais e materiais escolares a todos os alunos do 1.º ciclo, além do investimento em transportes e refeições escolares”, salienta o presidente da Câmara.

A oferta de terapia da fala nas escolas do pré-escolar e 1.º ciclo é um projecto que promove a articulação entre os técnicos da autarquia e os profissionais do agrupamento, sendo esta essencial para o sucesso académico e a progressão dos alunos. As educadoras e os professores têm a responsabilidade da sinalização das crianças que apresentem dificuldades nas áreas referidas anteriormente.

Neste ano lectivo, têm vindo a ser realizados rastreios no sentido de averiguar outras necessidades de intervenção.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM