O Cineteatro Messias, na Mealhada, abre as suas portas para a exposição “Selos Postais – 55 anos de alertas contra a extinção e a perda de biodiversidade”. Esta exposição é da autoria de Fernando Correia, director do Laboratório de Ilustração Científica do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, representando mais de dois anos de estudo e investigação.
A mostra de Fernando Correia pretende ser um alerta contundente para a necessidade urgente de preservação da biodiversidade. Ao combinar a elaboração de selos postais com a dedicação à ilustração científica de selos na área da biodiversidade, o autor destaca a extinção iminente de plantas e animais, proporcionando uma reflexão profunda sobre a interligação entre a natureza e a existência humana.
A exposição apresenta todos os selos publicados pelos CTT Correios de Portugal entre 1968 e 2023, a maioria ilustrada, totalizando 600 selos dispostos ao longo de doze metros de infografia. Além disso, os selos criados pelo autor são exibidos, alertando para as espécies em risco de extinção ou já extintas. A exposição revela ainda os diversos passos envolvidos na criação de um selo postal, desde a concepção inicial até à arte final que dá suporte imagético ao selo.
Fernando Correia expressou a sua preocupação durante a cerimónia de inauguração: “Esta exposição leva-nos à problemática da perda da biodiversidade e à noção de que não há plano B. Se os animais e plantas forem desaparecendo, a nossa probabilidade de desaparecer é também muito grande”.
A exposição, que teve início na Universidade de Aveiro, permanecerá no Cineteatro Messias até ao final de Fevereiro.
Fonte: Campeão das Províncias