Águeda, Aveiro, 23 de Maio de 2024

Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro promove Open Talk com Humberto Campins

6 de Outubro 2022

“Qual a probabilidade de um asteroide arruinar o seu dia?” é o título da Open Talk com Humberto Campins, especialista internacional em asteroides, cometas e meteoritos, da Universidade da Flórida Central, nos Estados Unidos da América. O evento acontece hoje, quinta-feira, 6 de outubro, às 18h, no auditório da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.

“Como indivíduos, não devemos perder o sono por causa de um impacto de asteroides, porque a probabilidade de tal acontecer é muito baixa no nosso tempo de vida. No entanto, como civilização, algo deve ser feito. Aconteceram impactos devastadores no passado, como por exemplo a extinção dos dinossauros, e voltarão a acontecer se nada for feito. Felizmente, existe uma considerável colaboração internacional na defesa da Terra contra os impactos dos asteroides. Esta conversa com Humberto Campins vai explorar as probabilidades, os riscos e as consequências de asteroides chocarem contra o nosso planeta”.

Humberto Campins estuda meteoritos, asteroides e cometas e trabalha em equipas da Agência Espacial Europeia e da NASA que preparam veículos interplanetários que serão lançados para o Espaço nos próximos anos. Serviu no Comité para Usos Pacíficos do Espaço Exterior da Assembleia Geral das Nações Unidas. Recebeu vários prémios de prestígio, incluindo um Fullbright e o Prémio Don Quijote pelo seu trabalho. O asteroide 3327 Campins recebeu este nome em sua homenagem.

Esta iniciativa é coorganizada pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e pelo Programa American Corner da Universidade de Aveiro.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM