Dia 20 de janeiro é dia da Festa das Fogaceiras, em Santa Maria da Feira. 250 meninas integralmente vestidas de branco com faixas coloridas à cintura e de fogaça à cabeça cumprem uma tradição com mais de cinco séculos, renovando o voto ao mártir S. Sebastião.
Todas as meninas fogaceiras são especiais, mas este ano há uma ainda mais especial. Pela primeira vez na história da Festa das Fogaceiras, uma menina com mobilidade reduzida inscreveu-se para participar nesta demonstração de fé e união das gentes das Terras de Santa Maria. Carla Sofia, 9 anos, vai realizar o seu sonho de ser menina fogaceira.É venezuelana e veio para Portugal em 2017 para realizar tratamentos médicos.
A mais antiga e simbólica festividade religiosa de Santa Maria da Feira, celebrada também além-fronteiras – Brasil, Venezuela e África do Sul –, pelas comunidades feirenses, tem três momentos de destaque ao longo deste sábado, 20 de janeiro,
Às 10h30 tem início o Cortejo Cívico, entre os Paços do Concelho e a Igreja Matriz, já com as meninas a transportar à cabeça as tradicionais fogaças, coroadas de papel de prata de diferentes cores, seguindo-se às 11h, a Missa Solene com Bênção das Fogaças, presidida pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. Roberto Mariz. Para as 15h30 está marcada a imponente Procissão das Fogaceiras com as 250 meninas a percorrer as ruas do centro histórico, transportando à cabeça o pão doce que desde há mais de cinco séculos a comunidade vem entregando a S. Sebastião para agradecer a sua proteção.
O Programa Cultural da Festa das Fogaceiras estende-se por todo o mês de janeiro, com diferentes iniciativas, da música ao teatro, das exposições à gastronomia. O programa culmina a 27 de janeiro, com o espetáculo Filarmonia com Fernando Tordo e os seus convidados Paulo de Carvalho e Rita Redshoes, às 21h30, no Grande Auditório do Europarque.