Águeda, Aveiro, 4 de Outubro de 2023

Feira: Imaginarius volta a desafiar artistas locais e companhias emergentes

29 de Agosto 2022

Pelo oitavo ano consecutivo, o festival Imaginarius desafia os artistas de Santa Maria da Feira a desenvolverem novas criações para o espaço público, que serão integradas na programação da 22ª edição, a realizar entre 25 e 28 de maio de 2023, centrada no tema “O Sonho”. As candidaturas para a Call – Apoio à Criação Local decorrem de 2 a 30 de setembro e os dois projetos selecionados vão receber uma bolsa de 5 mil euros. Entre 2 de setembro e 10 de outubro decorre o período de candidaturas ao concurso internacional Mais Imaginarius, cujo vencedor será premiado com uma residência artística e um apoio financeiro de 5 mil euros.

Desde 2015 que o Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua constitui uma montra privilegiada para artistas e companhias de Santa Maria da Feira, resultado da Call – Apoio à Criação Local, aberta exclusivamente a agentes culturais do território, que encontram no festival uma oportunidade única para mostrar os seus projetos a programadores nacionais e internacionais.

Nesta chamada são privilegiadas a construção de novas identidades artísticas e, acima de tudo, o diálogo da criação artística contemporânea com o património cultural e natural de Santa Maria da Feira. São duas as criações que serão apoiadas no âmbito desta Call, projetos de artistas independentes, companhias ou associações locais, no domínio das Artes de Rua, Circo e Cruzamentos Disciplinares, que estrearão na programação em maio de 2023, com a possibilidade de integrar as rotas nacionais e internacionais de festivais congéneres após a estreia no Imaginarius. As candidaturas deverão ser submetidas entre 2 e 30 de setembro, através de formulário disponível no site oficial do evento, onde também se encontram detalhadas as normas de participação e as etapas do processo de candidatura. Os resultados serão divulgados até 18 de outubro.

Com um longo e consolidado percurso de 13 anos no apoio e promoção de artistas emergentes de todo o mundo, o Mais Imaginarius continua a acolher e a dar palco a companhias de múltiplas geografias, empenhadas em mostrar o seu trabalho através de um concurso de criações artísticas, que nesta edição continua a privilegiar as abordagens inovadoras, o cruzamento de disciplinas, a integração de tecnologias e a participação, critérios transversais às diferentes disciplinas artísticas a concurso: Teatro, Dança, Música, Circo, Performance, Intervenção, Instalação, Novos Media, Graffiti, Magia e Multidisciplinar. Os projetos serão avaliados com base na qualidade artística, criatividade, inovação e interação com o público. As candidaturas ao Mais Imaginarius estão abertas entre 2 de setembro e 10 de outubro, no site do festival, e os resultados, num máximo de 20 projetos selecionados, serão divulgados até 18 de novembro.

Refira-se que, na sua 21ª edição, realizada entre 26 e 29 de maio último, o Imaginarius apresentou dois projetos em estreia no âmbito da Call de Apoio à Criação Local e 15 projetos de 13 nacionalidades selecionados através do concurso Mais Imaginarius.

O público e o júri do festival elegeram a performance ‘Étude for prepared piano and rope’, de Danijela Zajc, como vencedora do concurso internacional Mais Imaginarius’22. A performer eslovena usufruirá agora de uma residência artística em Santa Maria da Feira para criação de um espetáculo com estreia garantida na programação principal do festival em 2023.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM