Águeda, Aveiro, 23 de Maio de 2024

Feira: Perlim – Parque temático de Natal abre portas a 25 de novembro

3 de Outubro 2023

Com as obras da primeira fase da reabilitação praticamente concluídas, o Castelo da Feira prepara-se para receber novamente o mundo imaginário de Perlim, que este ano chega ainda mais cedo.

Sob o signo das quatro estações do ano, o parque temático de Natal de Santa Maria da Feira abre portas de 25 de novembro a 30 de dezembro, e promete 22 dias de experiências repletas de cor e magia, na Quinta do Castelo, no ex-líbris feirense e no parque da cidade.

De forma simbólica, o presidente da Câmara Municipal, Emídio Sousa, entregou, as chaves do castelo aos dois primeiros habitantes de Perlim, os gémeos Perlim e Pimpim, duendes “nascidos” em 2008, que alimentam os sonhos e o imaginário de milhares de crianças em diferentes geografias.

Com as obras do castelo quase prontas, o mundo encantado de Perlim começará em breve a ganhar forma e a vestir as cores da primavera, verão, outono e inverno, representando a beleza da diferença e a singularidade de cada uma das quatro estações do ano, tema central desta edição. Nesta linha, a Quinta do Castelo vai apresentar-se dividida em quatro áreas, cada uma delas decorada com elementos cenográficos alusivos a cada estação do ano, onde serão apresentados espetáculos temáticos e momentos de interação com o público.

O Mercado de Natal e o Circo Perlim integram o puzzle de ofertas de animação e diversão para crianças e famílias, associadas ao projeto municipal de Natal, que congrega um extenso programa de atividades de envolvimento e participação da comunidade, a desvendar brevemente, para celebrar a quadra natalícia em Santa Maria da Feira.

E porque Perlim é um mundo imaginário, onde os sonhos de cada um podem tornar-se realidade, o parque de Natal poderá reservar algumas surpresas aos visitantes. Certos são, para já, a chegada do Pai Natal a Santa Maria da Feira na noite de 24 de novembro; o regresso do comboio de Natal à Quinta do Castelo; uma maior oferta e diversidade de pontos de diversão; a apresentação de quatro espetáculos originais, com conteúdos inéditos, criados por agentes culturais locais; e o crescimento e reconfiguração do Mercado de Natal, no largo do Rossio, garantindo uma maior proximidade e ligação às envolventes da Casa do Moinho e piscinas municipais.

“Perlim tem outra magia e outro encanto com o castelo como palco e, este ano, temos condições para este regresso pleno, pois as obras da primeira fase ficarão concluídas até meados de novembro”, sublinha Emídio Sousa, lembrando o impacto dos espetáculos realizados em edições anteriores, no interior e exterior do monumento nacional, com milhares de visitantes a assistir. “O castelo e a sua envolvente formam um conjunto notável, que permanece no imaginário de todos os que nos visitam. Com a magia de Perlim, estamos a trabalhar a memória futura e a criar uma ligação afetiva das crianças à nossa terra e ao nosso património”, acrescenta o edil feirense.

“Decidimos abrir as portas de Perlim ainda no final de novembro a pensar no público famílias, dando particular atenção aos fins de semana e à semana posterior ao Natal, tradicionalmente de férias para grande parte dos portugueses”, refere o presidente da Câmara, sublinhando ainda a aposta contínua no público escolar, este ano com condições especiais de acesso ao recinto do parque temático, bem como na internacionalização do evento, com enfoque no mercado espanhol.

Nascido em 2008 num cenário encantador, o parque temático Perlim trouxe uma nova cor e magia ao Natal de Santa Maria da Feira. A originalidade e qualidade dos conteúdos, que ultrapassam a temática natalícia e marcam pela fantasia, atraem anualmente milhares de visitantes a Santa Maria da Feira.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM