Águeda, Aveiro, 18 de Maio de 2024

Ferryboat Elétrico “Salicórnia” chega hoje a Aveiro

17 de Novembro 2023

O novo Ferryboat 100% Elétrico “Salicórnia” saiu ontem da Barra de Lisboa pelas 07h e chega hoje, sexta-feira, dia 17 de novembro, pelas 17h, ao terminal 1 da empresa Aveipor, junto ao Forte da Barra de Aveiro, onde, durante as próximas semanas, decorrerão os últimos testes de navegação e carregamento.

O projeto do Ferryboat Elétrico representou um investimento total da Câmara de Aveiro (Ferryboat e Sistema de Carregamento) de cerca de 9 milhões de euros (Ferryboat e Sistema de Carregamento), tendo sido também cofinanciado pelo POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo de Coesão, no valor de 2,25 milhões de euros.

“Salicórnia” é o primeiro Ferryboat Elétrico a ser desenvolvido inteiramente em Portugal, por empresas nacionais, para servir uma região portuguesa. É também o primeiro ferry elétrico da Península Ibérica. Esta embarcação terá zero emissões de CO2, permitindo a eliminação das mais de 300 toneladas de CO2 libertadas pelo modelo em funcionamento e a diminuição do consumo energético em cerca de 30%.

A embarcação terá capacidade para transportar 260 passageiros e 19 viaturas, mais 90% e 30% respetivamente do que o atual ferryboat.

Em breve será anunciada a inauguração oficial e a data de entrada em operação do novo navio.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM