À semelhança do que aconteceu com Santa Joana, cujo Culto se encontra inscrito no Inventário do Património Cultural Imaterial de Portugal, desde 2023, também a Festa de São Gonçalinho, cumpridos os requisitos de pedido de proteção legal, se encontra na fase de Consulta Pública para efeitos de inscrição no Inventário Nacional do património Imaterial.
A Câmara Municipal de Aveiro, através de uma equipa interna composta por técnicos da Divisão de Cultura e Turismo, em estreita colaboração com a Mordomia de São Gonçalinho e com a Paróquia da Vera Cruz, procedeu à instrução de todo o processo, com objetivo de preservação, salvaguarda e valorização do património cultural material e imaterial de Aveiro.
Assim, decorre, até 08 de novembro, a Consulta Pública sobre o projeto de decisão de inscrição da Festa de São Gonçalinho no Inventário Nacional do Património Cultural.
Finda esta etapa, o Património Cultural, Instituto Público, decide sobre o pedido de inventariação da Festa, no prazo de 120 dias.