Águeda, Aveiro, 20 de Maio de 2024

Aveiro: Festivais de Outono 2023 começa esta sexta-feira

25 de Outubro 2023

“A 19a edição dos Festivais de Outono da Universidade de Aveiro (UA), de 27 de outubro a 30 de novembro, abrirá uma janela com vista para a extraordinária vida musical da região centro”, propõe o diretor artístico do evento Pedro Rodrigues. O professor de guitarra clássica na UA destaca, no texto de apresentação do programa deste ano, para além dos nomes já consagrados, talentos locais cujo trabalho é reconhecido em concursos, nacionais e internacionais, de alto nível.

Embora os Festivais de Outono sejam uma das “evidentes expressões” da ação continuada da UA na vida cultural da região, esta edição terá um “significado ainda mais especial” a este nível. Será “um momento de contemplação e reflexão sobre a presença da Universidade de Aveiro na vida cultural da região centro: contribuições passadas, presentes e futuras e contribuições que assumem múltiplos formatos: professores, intérpretes, compositores, agentes culturais e melómanos”, dado que o Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da UA, onde se leciona Música, Design e Novas Tecnologias, celebra oficialmente, em 2023, 30 anos de existência, refere ainda o diretor artístico.

Há um novo modelo de concertos, Outonos em Família. “Estes concertos foram criados com o objetivo de oferecer, a todos a possibilidade de assistir a concertos dos Festivais num horário propício às diversas faixas etárias” define Pedro Rodrigues. O primeiro destes concertos está agendado para 28 de outubro, sábado, às 11h, no auditório Renato Araújo, com interpretação do Sonum Trio e apresentação de Jorge Castro Ribeiro, professor do DeCA. O segundo, a 5 de novembro, domingo, também às 11h e no mesmo local, contará com o Coro do DeCA, e apresentação de Vasco Negreiros, professor da UA. A obra a interpretar será “Shakespeare Songs”.

A edição de 2023 será ainda marcada pela homenagem ao professor de Guitarra clássica, Paulo Vaz de Carvalho. Neste evento, a 11 de novembro, no auditório do CCCI, edifício anexo ao DeCA, participam: Heder Dias, André Madeira, António Justiça, BAGO, Paula Sobral + Rúben Sobral e André Cardoso + Sara Vidal.

O programa inclui, como habitualmente, atividades em Aveiro, Águeda, Ílhavo e Oliveira de Azeméis. A Orquestra Filarmonia das Beiras, como habitualmente, abre e encerra o programa. No concerto de abertura, a 27 de outubro, no auditório Renato Araújo (UA), às 21h30, atuará com as solistas Beatriz Cortesão (Harpa) e Mafalda Carvalho (flauta), sob a direção do maestro convidado Fernando Marinho. A encerrar, a 30 de novembro, no Teatro Aveirense, às 21h30, atuará com Orquestra de Sopros do DeCA e o solista Francisco Lourenço (viola de arco) sob direção pelo maestro convidado Luís Carvalho.

Os FO 2023, sob o tema “Sons do Centro”, prometem ser “um momento único na promoção do nosso panorama artístico, cujos alicerces assentam na colaboração ativa entre o público e os artistas, parceria essencial para a consolidação e ampliação da visibilidade da rica cultura musical da nossa região”, desafia o diretor artístico.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM