Águeda, Aveiro, 1 de Dezembro de 2021

Festivais de Outono: A vez e a voz da guitarra no feminino

12 de Novembro 2021

A primeira mulher a tocar profissionalmente guitarra portuguesa no Fado e um duo feminino de guitarras, sendo esta a primeira dupla de jovens músicos a quem a Arte no Tempo fez encomenda de obras a compositores portugueses, vão estar nos Festivais de Outono. Marta Pereira da Costa atua hoje,dia 12, às 21h, no auditório da Reitoria da
Universidade de Aveiro (UA). O Duo de Guitarras interpreta solos e duos no domingo,dia 14, às 18h, no Laboratório das Artes do Teatro Vista Alegre – Ílhavo.

Marta Pereira da Costa é a primeira mulher a tocar profissionalmente guitarra portuguesa no Fado, a nível mundial. Em 2014, foi distinguida, pela Fundação Amália Rodrigues com o “Prémio Instrumentista”. Historicamente, a guitarra Portuguesa sempre esteve associada ao homem como músico e cingida maioritariamente ao Fado como linguagem. Marta Pereira da Costa vem romper com essa tradição e apresentar uma nova guitarra portuguesa como “voz” do seu projeto.

Os momentos de crise levam-nos a pensar em novas ideias e oportunidades. E é, neste contexto, que Marta dá forma a um novo projeto, juntando os seus dois instrumentos de eleição: guitarra portuguesa e piano. Marta desafiou o pianista Alexandre Diniz e juntos prepararam um espetáculo exclusivo, que junta os dois instrumentos numa verdadeira viagem musical.

Muito habituados a tocar lado a lado, e com influências e gostos complementares, os dois instrumentistas decidiram criar novos arranjos para o repertório existente, percorrendo as mais variadas sonoridades, desde a música tradicional portuguesa, o fado e o jazz, passando também por temas de world music. Os dois músicos prepararam ainda algumas novidades para desvendar em palco, entre elas uma homenagem a Amália Rodrigues, celebrando o centenário do seu nascimento e outra a Carlos do Carmo no ano em que este nos deixou. O resultado é um concerto intimista e vibrante, ao som elegante da guitarra portuguesa de Marta Pereira da Costa e da sonoridade jazzística do piano de Alexandre Diniz.

Duo de guitarras no feminino

Matilde Freiria e Rita Miragaia formam a primeira dupla de jovens músicos a quem a Arte no Tempo fez encomenda de obras a compositores portugueses, proporcionando a intérpretes em início de carreira um contacto próximo com os criadores na preparação de obras em estreia.

Neste programa, que reúne solos e duos, são apresentadas quatro das obras do programa com que o duo se estreou na Bienal Reencontros de Música Contemporânea de 2019 e que, seguidamente, levou a Londres e Vigo. Às quatro composições para duo de guitarra, dois dos quais estreados por Rita Miragaia e Matilde Freiria, juntam-se aqui dois solos para guitarra das compositoras Rita Torres e Inês Badalo.

Os ingressos, gratuitos, para estes concertos podem reservados através do hyperlink dedicado (bol – bilheteiraOnline).


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM