Águeda, Aveiro, 22 de Fevereiro de 2024

Festival “Gastronomia de Bordo” volta a Peniche, Ílhavo e Murtosa

27 de Setembro 2019

A 2.ª edição do festival “Gastronomia de Bordo” vai novamente realizar-se nos municípios de Peniche, Ílhavo e Murtosa, e pretende dar a provar aos visitantes uma gastronomia que antigamente era preparada a bordo de embarcações de pesca.

“O mar e a atividade da pesca ligam estes três municípios e o ‘Gastronomia de Bordo’ recupera as memórias ligadas à pesca e resgata as receitas e as técnicas de confeção tradicional”, divulgou hoje a coordenação do festival em comunicado.

Este evento surge no contexto do projeto “Territórios com História: o mar, a pesca e as comunidades”, promove as gastronomias locais, mas preocupa-se também com o ambiente, incentivando assim à pesca sustentável.

É uma viagem tanto de degustação e descoberta de vários pratos da pesca costeira (Peniche), longínqua (Ílhavo) e lagunar (Murtosa), como de animação nas diversas atividades programadas para o festival.

Por detrás da seleção das ementas do evento está a chefe Patrícia Borges, uma especialista em pescado, principalmente nacional.

O ‘Gastronomia de Bordo’ começa em Peniche, no distrito de Leiria, entre 18 e 20 de outubro, e limita-se ao espaço do mercado municipal “pela importância que este tem na cidade”.

Os visitantes podem provar pratos de peixe nacional e marisco, com um custo entre três e oito euros, em seis restaurantes da cidade, e ainda alguns doces regionais em duas pastelarias.

A viagem gastronómica segue para Ílhavo, em Aveiro, entre 08 e 17 de novembro, em que a peça principal das confeções será o bacalhau.

“Uma homenagem à cozinha tradicional portuguesa, e bacalhoeira, tendo como ‘porto seguro’ diversos restaurantes do município, suportado nos sabores e nas tradições a bordo dos bacalhoeiros”, referiu a coordenação do festival.

Os participantes vão também poder visitar estaleiros, museus, fábricas, lotas, navios e outros equipamentos de transformação e preparação alimentar.

O evento acaba em Murtosa, no distrito de Aveiro, e entre 27 de novembro e 01 de dezembro será possível experimentar nos restaurantes as espécies piscícolas da Ria de Aveiro, mas o destaque são as caldeiradas.

“As melhores caldeiradas do país de pesca lagunar, pratos preparados, desde tempos imemoriais, pelos pescadores e que se tornaram ícones gastronómicos, como é o caso da caldeirada de enguias”, informou a organização.

Além da degustação, o programa oferece algumas atividades adicionais como visitas guiadas à Estação Litoral da Aguda e ao COMUR-Museu Municipal da Murtosa.

Lusa


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM