Águeda, Aveiro, 22 de Abril de 2025

Fim de ano com frio

30 de Dezembro 2020

Os próximos dias são de frio, pelo menos até dia 1 de janeiro de 2021, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que refere que as temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 15 graus em quase todo território nacional.

De acordo com a nota do IPMA, estas condições meteorológicas ficam a dever-se à “ação conjunta de um anticiclone localizado a noroeste do arquipélago dos Açores e a depressão Bella” que se irá deslocar para a região da Escandinávia, passando pelo norte de França, provocando “um fluxo de norte que transportará uma massa de ar frio sobre o território continental nos próximos dias”, pelo que se espera a continuação do tempo frio até dia 1 de janeiro de 2021.

Na Beira Baixa, Beira Alta e Trás-os-Montes e Alto Douro a máxima deverá variar aproximadamente entre os 3 e os 10°C e a mínima entre os -4 e os -1°C.

Nas regiões mais próximas do litoral, as temperaturas mínimas deverão variar aproximadamente entre os 3 e os 9°C.

Até dia 31 de dezembro, prevê-se precipitação em regime de aguaceiros, que serão de neve de um modo geral acima de 800/1000 metros de altitude. O IPMA alerta ainda para a possível formação de gelo ou geada em especial nas regiões do interior e neblina ou nevoeiro matinal.

Quanto ao vento, espera-se moderado, por vezes forte com rajadas até 70km/hora, tal que a intensificação do vento irá provocar um aumento do desconforto térmico.

A agitação marítima irá manter-se forte até ao dia 29 na costa ocidental, em particular a norte do cabo Raso, em que a altura significativa das ondas poderá atingir os 7 metros.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM