Águeda, Aveiro, 20 de Abril de 2025

Grande evento de BTT nas Montanhas Mágicas reagendado para junho

15 de Abril 2025

O eMTB Grand Tour 2025 (re)abriu as inscrições. Vai decorrer de 8 a 10 de junho, percorrendo sete concelhos, quatro serras e os vales de seis rios.

O reagendamento deveu-se aos grandes incêndios de setembro que obrigaram ao adiamento da prova.

A organização garante que estão reunidas todas as condições para pedalar em segurança pela Grande Rota das Montanhas Mágicas (GR60) e participar no eMTB Grand Tour 2025.

“Estão convocados todos os aficionados do ciclismo de montanha, que, com as suas eBikes (bicicletas com assistência elétrica), queiram partir à descoberta de um território fascinante e mergulhar na história de cada um dos sete concelhos calcados pelo traçado do circuito, seja através da gastronomia ou do património paisagístico e arquitetónico”.

São três dias, de 8 a 10 de junho, a percorrer trilhos pré-definidos que atravessam os concelhos de Vale de Cambra, Arouca, Castelo de Paiva, Cinfães, Castro Daire, São Pedro do Sul e Sever do Vouga, por entre as serras da Freita, Arada, Arestal e Montemuro e os vales do Douro, Vouga, Paiva, Bestança, Caima e Teixeira.

João Carlos Pinho, coordenador da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG), que organiza o evento em parceria com os municípios parceiros, acredita que, “com alguns ajustes ao traçado inicialmente previsto, há condições para que os participantes possam usufruir de todas as potencialidades do território abraçado pela GR60, sendo a primavera uma das melhores estações do ano para desfrutar das paisagens”.

A ADRIMAG confia que a eMTB Grand Tour 2025 irá alavancar a notoriedade do destino e ajudar a tornar a Grande Rota das Montanhas Mágicas, que abraça ainda quatro Zonas Especiais de Conservação da Rede Natura 2000 e um Geoparque Mundial da UNESCO, “um destino incontornável na área do cycling e do walking, ajudando as economias locais”.

O percurso circular da Grande Rota das Montanhas Mágicas, de aproximadamente 280 quilómetros, permite uma experiência inolvidável, que poderá ser usufruída, durante a prova, por um máximo de 50 pessoas, nesta edição de estreia.

O Grand Tour ocupa três dias e permite percorrer a totalidade dos 280 km da grande travessia das Montanhas Mágicas, subdividida em 14 etapas. Uma prova onde apenas é permitida a utilização de bicicletas com assistência elétrica.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM