O grupo Rais vai subir, hoje (19), ao palco da Praça da Juventude, pelas 22h, no âmbito do projecto de animação “Às Sextas na Praça”, promovido pelo Município de Anadia. Trata-se de um projecto de carácter familiar cuja génese remonta ao ano de 2013, composto por quatro elementos, três instrumentistas (guitarras) e uma voz. O seu repertório está centrado totalmente na música cabo-verdiana, numa constante demanda de equilíbrio, entre a vertente mais tradicional, sons e ritmos oriundos dessas latitudes tropicais e a vertente mais moderna, resultante das influências de estilos musicais de outras partes do mundo.
O grupo procura dar a conhecer um pouco da cultura de Cabo Verde, através de um estilo musical diverso e extremamente rico, quer melódica, harmónica e/ou ritmicamente falando. Tal diversidade oscila entre a calma e a nostalgia das “Mornas”, a cadência das “coladeiras” e do “Batuku” e a impulsividade frenética do já tão conhecido “funaná”.
“Às Sextas na Praça” é um projecto de dinamização cultural ao ar livre, promovido pelo Município de Anadia, que pretende preencher com música as noites de sexta-feira, contribuindo assim para a animação do centro da cidade de Anadia nas noites de Verão, seguindo a fórmula de sucesso que alia a cultura e a confraternização, num espaço ao ar livre que dá palco a artistas e a géneros musicais variados, capazes de agradar aos mais diversos públicos.
Pelo palco da Praça da Juventude já passaram, nesta edição de 2022, a Orquestra Desigual da Bairrada, Síndrome B, Meninos na Sacristia, Os Sabugueiros, Four2One, Robs Angels, Grupo Incantus e Carolina Pessoa.