Águeda, Aveiro, 13 de Fevereiro de 2025

I Jornadas de Arqueologia de Vouzela vão revelar as mais recentes descobertas

25 de Outubro 2019

As descobertas mais recentes e o grande salto qualitativo dos últimos anos no estudo do passado da região vão estar no centro das I Jornadas de Arqueologia de Vouzela – Lafões. O encontro, que decorre nos próximos dias 14 a 16 de novembro, no Cineteatro de Vouzela, vai reunir dezenas de investigadores, para apresentarem e debaterem os resultados dos seus trabalhos. O programa inclui ainda a realização de uma exposição arqueológica no Museu Municipal, a inauguração do novo núcleo museológico da Torre de Alcofra e a abertura da nova Rota Cultural do Megalitismo de Vouzela.

As I Jornadas de Vouzela – Lafões surgem no seguimento do estudo sistemático do património histórico- arqueológico do concelho, desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos pelo Município de Vouzela em colaboração com a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade do Algarve. Os trabalhos dirigidos pelos investigadores Manuel Luís Real, Catarina Tente e António Faustino Carvalho permitiram ampliar os dados anteriormente disponíveis e aprofundar o conhecimento que existia do passado da região.

Ao longo destes quatro anos foram realizados trabalhos arqueológicos de escavação no dólmen da Lapa da Meruge (Carvalhal de Vermilhas), no abrigo sob rocha do Vale da Redonda (Queirã), na mamoa proto-histórica do Monte Cavalo (Paços de Vilharigues), no afloramento monumentalizado na Malhada do Cambarinho e no habitat alto-medieval dos Lameiros Tapados (Ventosa).

A prospeção sistemática do território de Vouzela permitiu, logo nos primeiros anos do projeto, identificar sítios arqueológicos inteiramente desconhecidos. No entanto, o trágico incêndio de outubro de 2017, que devastou mais de 70% do concelho, criou condições únicas de visibilidade do solo e levou a uma intensificação do trabalho e a um crescimento exponencial de novos sítios.

Entre estes, destaca-se a descoberta de uma centena de monumentos tumulares proto-históricos inéditos. Foi também possível consolidar e ampliar o conhecimento do povoamento castrejo do concelho, localizando-se uma dezena de povoados, alguns inéditos e outros com áreas e períodos de ocupação bem mais vastos do que se supunha. No caso das emblemáticas torres medievais do concelho de Vouzela, foi ainda possível identificar indícios seguros de outros edifícios do mesmo tipo, cuja existência se desconhecia.

As I Jornadas de Arqueologia de Vouzela – Lafões, que também abordarão temas recentes dos concelhos de S. Pedro do Sul e Oliveira de Frades, pretendem ser um momento de balanço e consolidação do trabalho realizado, mas também de perspetivação de uma investigação em curso.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM