A Casa da Cultura de Ílhavo vai acolher, no próximo dia 20 de Janeiro, a comemoração das Bodas de Prata (25 anos) da Confraria Gastronómica do Bacalhau.
O evento vai contar com homenagens, entronizações, apontamentos históricos, culturais e, claro, gastronómicos. O XXV Capítulo da confraria terá a honra de entronizar os Confrades de Honra: a Vista Alegre, a CNCB – Companhia Nacional Comércio Bacalhau e o Chef Vitor Sobral. Além disso, Ricardo Filipe será entronizado como Confrade Efectivo durante a cerimónia.
As festividades iniciar-se-ão às 9h com a recepção aos participantes e um buffet de boas-vindas, seguido do protocolo, momentos culturais e cerimoniais que antecedem o almoço, onde o bacalhau será o protagonista.
A ementa será preparada por três chefs: Duarte Eira (Sal Poente), José Miguel Lima (Tábua da Ria) e Jorge Pinhão (Bela Ria). Eles proporcionarão uma experiência culinária que viajará da cozinha tradicional às novas tendências e à cozinha de autor. O serviço de catering ficará a cargo do Restaurante Sal Poente.
O menu incluirá uma variedade de iguarias, desde o buffet de recepção com pataniscas de bacalhau, bolinhos de bacalhau, rojões, rissóis, chamuças, croquetes, até ao almoço composto por pratos como padinhas de Vale de Ílhavo, ceviche de bacalhau, arroz de bacalhau e algas da Ria de Aveiro, entre outros. As sobremesas, assinadas pela Trilogia Morgado do Bussaco com morangos e beijinho, e o bolo de aniversário, encerrarão a refeição de forma doce.
Fundada a 20 de Janeiro de 1999, na cidade Capital do Bacalhau – Ílhavo, a Confraria Gastronómica do Bacalhau conta actualmente com 42 confrades efectivos.
Fonte: Campeão das Províncias