A 9.ª edição do Seminário Desafios do Mar Português vai abordar as “Alterações Climáticas e o Futuro dos Oceanos”. Esta iniciativa da Câmara Municipal de Ílhavo, promovida pelo Museu Marítimo de Ílhavo e pela sua subunidade de investigação CIEMar, está agendada para o dia 24 de outubro, assinalando o 19.º Aniversário da Ampliação e Remodelação do Museu.
Através da abordagem de uma temática tão relevante para a atualidade, este 9.º seminário pretende alcançar uma análise profunda e sustentada sobre os impactos das alterações climáticas na sustentabilidade do Mar e envolver as comunidades marítimas e o público em geral na resolução dos atuais desafios que o Oceano enfrenta.
Serão parceiros deste evento o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), da Universidade de Aveiro, o Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra e o Centro de Investigação Transdisciplinar Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória», da Universidade do Porto.
Criado em 2012, o Seminário “Desafios do Mar Português” mantém o seu conceito e, ano após ano, tem vindo a fortalecer a sua posição como impulsionador do debate sobre problemáticas em torno da relação de Portugal com o Mar, divulgando as manifestações culturais de índole marítima e promover o debate sobre as múltiplas perspetivas do Mar.
Este ano, devido às condicionantes impostas pelas normas e orientações em vigor para a prevenção e mitigação da pandemia COVID-19, o Seminário será dividido em três sessões de forma a salvaguardar o distanciamento social e o acesso a um maior número de participantes.
Deste modo, a inscrição deve ser efetuada por sessões, sendo possível a presença em todas as sessões ou apenas em algumas.
As inscrições são gratuitas, limitadas a 60 participantes por sessão, e devem ser formalizadas, até 22 de outubro, através do e-mail ciemar.mmi@cm-ilhavo.pt (com indicação de nome, profissão, instituição e contactos).
Abertura acontece pelas 10h com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo. Vão ser debatidos durante a manhã – O Oceano em retrospetiva “Efeitos da Pequena Idade do Gelo no litoral português na Época Moderna”, com Maria da Assunção Araújo (FLUP),“A poluição oceânica nos séculos XVI a XVIII: lixos portuários e urbanos”,por Ana Catarina Garcia (CHAM – FSCH/NOVA/UAC) seguido de debate.O Mar e as Alterações Climáticas “Causas e efeitos da acidificação e desoxigenação dos Oceanos”,com Rui Rosa (FCUL/MARE)
“Degelo e Erosão Costeira”, por Paulo Baganha Baptista (CESAM – UA) seguido de um momento de debate.
No período da tarde: Poluição e Salvaguarda dos Oceanos – “Poluição dos oceanos por produtos petrolíferos: desafios e oportunidades num cenário de alterações climáticas”, com Lúcia Guilhermino (ICBAS/CIIMAR),“O que sabemos e ainda não sabemos sobre a poluição por microplásticos: da ciência aos média”,por Filipa Bessa (FCTUC/MARE) seguido de debate.Educação e Comunicação de Ciência através da arte “Plasticus maritimus: conhecer para proteger, educar para mudar”, por Ana Pego,“Não Lixes a continuidade das espécies no Planeta Azul”, com Fernando Jorge Paiva (Não Lixes),“Xicogaivota e as praias não concessionadas”, Ricardo Ramos (Xicogaivota) seguindo-se mais um momento para debate.
Ao serão pelas 21h30: O Oceano e a sua Sustentabilidade – “A Década das Nações Unidas de Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030)”,por Luís Menezes Pinheiro (CESAM – UA),depois haverá um momento para visionar “Oceanos” (documentário) de Jacques Perrin e Jacques Cluzaud (2009, 104”) e termina com um último debate.