Águeda, Aveiro, 19 de Janeiro de 2022

Ílhavo promove durante treze dias o Festival Gastronomia de Bordo

30 de Novembro 2021
O Município de Ílhavo tem uma longa história associada à pesca do Bacalhau, que por estas bandas se chama a “Faina Maior”.Os pescadores e os marinheiros de Ílhavo, ao longo dos tempos, viajavam em navios, primeiro à vela e depois a motor, para o pescar até aos mares do norte, nas costas do Canadá e da Gronelândia, principalmente, para capturar o bacalhau-do-Atlântico (Gadus Morhua), aquele que é considerado o verdadeiro bacalhau.
Além das propostas gastronómicas para saborear ao longo de 13 dias ao jantar nos 17 restaurantes do Município, também será possível viajar pelo território aos locais emblemáticos das pescas e conhecer as tradições, crenças e até a inovação em torno dos pescadores, dos cozinheiros da pesca e das empresas de produção e de transformação alimentar e dos seus produtos.
O Festival Gastronomia de Bordo, insere-se numa trilogia de festivais com o mesmo nome e que ocorrem também em Peniche (centrado na pesca costeira) e na Murtosa (centrado na pesca lagunar), municípios emblemáticos das pescas no Centro de Portugal e que se uniram no projeto Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades.
João Campolargo,Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo foi convidado desta manhã no “Café e Companhia”.
Para ouvir aqui

O Festival Gastronomia de Bordo é uma homenagem às tradições, aos cozinheiros e aos pescadores do Município de Ílhavo, que dinamiza a economia local, em particular, a restauração.

Este evento integra o projeto “Territórios com História: O Mar, as Pescas e as Comunidades” e é cofinanciado pelo CENTRO2020, PORTUGAL2020 e pela União Europeia, através do FEDER.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM