O Centro de Documentação de Ílhavo e a Keep Solutions vão promover o “Projetos de Cidadania em Arquivos”, uma iniciativa que visa refletir sobre a cidadania em arquivos e centros de documentação, através da criação de produtos e ferramentas que acrescentam valor à informação.
O evento realiza-se esta sexta-feira, dia 10 de novembro, entre as 9h30 e as 18h30, no Laboratório das Artes da Vista Alegre.
A primeira parte do evento, de âmbito nacional, será focada no lançamento do ARCHEVO 7, da Keep Solutions (empresa fornecedora do software de arquivo do CDI), e tem como público-alvo profissionais, alunos e interessados nas áreas de arquivo, biblioteca, documentação e informação.
A segunda parte, será marcada pelo lançamento do Portal e Jogo “Se esta rua fosse minha” e da publicação eletrónica “A evolução do concelho de Ílhavo. Geologia, História, Hodonímia, Património Marítimo, Industrial e Militar”.
Todos estes projetos, levados a cabo pelo CDI, contaram com o apoio de diferentes parceiros que, ao longo de cinco anos, permitiram conceber produtos e ferramentas relacionados com a história, toponímia e património ilhavense.
Esta segunda parte do programa tem uma dimensão mais local, dirigindo-se não só a profissionais, alunos e interessados das áreas de Arquivo, Biblioteca, Documentação, Informação, como também a profissionais e interessados em serviço educativo, educação, história, geografia, geologia e toponímia, e, sobretudo, à comunidade ilhavense.
O público pode participar na Parte I, na Parte II ou em ambas – apesar de complementares, são independentes entre si. As inscrições são gratuitas, mas sujeitas a inscrição em formulário online.