Águeda, Aveiro, 6 de Dezembro de 2022

Ílhavo: “Tanto Mar!” de novembro traz a arquitetura do bacalhau 

24 de Novembro 2022

Este sábado, 26 de novembro, o destaque do “Tanto Mar” vai para a “Conversa de Mar: A arquitetura do bacalhau & outras espécies”, às 18h, com os arquitetos e investigadores André Tavares e Diego Inglez de Souza, que lançam o livro homónimo.

A obra explora a hipótese de as características biológicas do bacalhau poderem gerar arquitetura, focando-se na costa portuguesa para compreender as relações dinâmicas entre a construção em terra e a instabilidade dos ecossistemas marítimos.

Ao longo do dia, entre as 10h e as 18h, decorre a “Oficina de Gravura – João Carlos: Novas vias para o ver”, que convida a reinterpretar o trabalho de João Carlos, dinamizada pela AGIL – Associação Gráfica Ilhavense.

Em simultâneo, às 10h30, acontece a oficina “Dóri em papel”, dinamizada pela T.E.A.M – Truques & Engenhocas Associação de Modelismo, que desafia os participantes a contruir uma dessas embarcações pertencentes ao famoso Lugre Argus, um dos últimos quatro bacalhoeiros portuguesas que restam da grade frota de navios de pesca de bacalhau à linha com Dóris.

Todas as atividades são gratuitas.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM