Águeda, Aveiro, 23 de Maio de 2024

Inauguradas as obras da requalificação da EB da Gafanha da Encarnação Sul

17 de Setembro 2020

A Câmara Municipal de Ílhavo assinalou, hoje, a abertura do novo Ano Letivo com a inauguração das obras de requalificação e ampliação do Jardim de Infância e Escola Básica da Gafanha da Encarnação Sul, um investimento na ordem dos 350.000 euros.

A Escola beneficiou de intervenções na zona exterior, permitindo que as crianças tenham um espaço melhor e renovado para as suas atividades lúdicas. No interior foram ampliadas algumas áreas, remodeladas as salas de aula, renovados os espaços e instalações sanitárias, para além de um conjunto de trabalhos especializados de eletricidade, pintura e canalização.

Com esta obra, conforme referiu o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, na cerimónia de inauguração, “este estabelecimento de Ensino ficou capacitado com novas condições de funcionamento que permitirão um melhor processo de aprendizagem e de ensino, um melhor ambiente escolar para os Alunos, Docentes e Pessoal Auxiliar, uma adaptação mais facilitada às medidas de prevenção e de mitigação da pandemia, dotando, ainda, o Município de mais um equipamento devidamente requalificado”.

Este Ano Letivo 2020/2021 fica ainda marcado por um outro novo contexto que altera a anterior gestão da atividade educativa no Município de Ílhavo. Desde o dia 1 de setembro, a Câmara Municipal assumiu as novas competências na área da Educação, no âmbito do processo de descentralização (DL 21/2019, de 30 de janeiro).

Esta responsabilidade, já assumida no Pré-Escolar e 1.º Ciclo é agora alargada até ao 12.º ano e implica um trabalho mais permanente e estreito com a Comunidade Escolar. Até 31 de dezembro, de forma gradual e consistente, serão realizados vários procedimentos (alguns já concretizados) que permitirão criar mais e melhores condições para a Comunidade Educativa: integração no quadro dos Recursos Humanos da Autarquia de mais de 180 Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais; a abertura do concurso internacional para serviço de Refeições Escolar; a abertura de Concurso de Transporte para circuitos especiais direcionados aos alunos com necessidades especiais; a abertura de Concurso para fornecimento de leite escolar; a celebração de Protocolos com os três Agrupamentos de Escola para que seja possível garantir as despesas correntes; bem como o apoio no fornecimento de equipamentos e material para o cumprimento das normas e orientações da DGS neste contexto de COVID- 19, entre outros.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM