O incêndio está dominado desde as primeiras horas da manhã, mas há muito trabalho pela frente, afirmou Luís Belo Costa, comandante Operacional do Agrupamento Distrital do Centro Sul na conferência de imprensa desta manhã.
O responsável adiantou que a estimativa é que tenham ardido 2200 hectares, sublinhando que esta é uma estimativa. Em Sever do Vouga, o município está a fazer o levantamento, sendo que foi a União de Freguesias de Cedrim e Paradela a mais fustigada.
O efetivo vai manter-se no terreno ao longo do dia, pois há muito trabalho a fazer. “Um incêndio desta dimensão, com esta área ardida, leva muito tempo ate´ficar consolidado”, explicou Luís Costa Belo, acrescentando que se esperam reacendimentos, mas que há montada uma estratégia para atacar essas possíveis situações logo que surjam e que inclui os meios aéreos, carregados, em vigilância da área.
Sobre a conclusão do incêndio, Luís Costa Melo afirmou que ainda era prematuro avançar com uma previsão, pelo que deixou agendada nova conferência de imprensa para as 19h.