Águeda, Aveiro, 4 de Outubro de 2023

Incêndios de Albergaria-a-velha e Águeda controlados. A1 reaberta ao trânsito

6 de Setembro 2019

A A1 foi reaberta ao trânsito  não havendo estradas principais cortadas.

O Distrito de Aveiro, foi fustigado por vários fogos florestais desde ontem, com relevo nos concelhos de Águeda e Albergaria-a-Velha, foi hoje o de Paus, em Alquerubim, Albergaria-a-Velha, que se mantêm activo a esta hora (19h) com uma frente que está prestes a ser controlada. O vento forte tem dificultado as operações de combate.

Segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) neste momento estão no terreno 364 homens apoiados por 109 veículos e 5 meios aéreos.

As Forças Armadas enviaram para o distrito de Aveiro três máquinas de rasto do Exército, “para apoiarem na abertura de caminhos que facilitem o acesso dos operacionais que combatem os incêndios”.

Segundo fonte militar, os meios foram deslocados no seguimento de um pedido da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, envolvendo um total de 15 militares.

Recorde-se que as Câmaras Municipais de Águeda e Albergaria-a-Velha acionaram os respetivos planos municipais de emergência, permitindo aos respetivos presidentes mobilizar recursos, nomeadamente máquinas e equipamentos julgados úteis para auxiliar o combate às chamas e a proteção de pessoas e bens, de acordo com o Plano Municipal de Proteção Civil de cada concelho.

Em  Albergaria-a-Velha, as autoridades decidiram evacuar, por precaução, cerca de 40 pessoas, das aldeias de Cova do Fontão e Vale de Silva e uma IPSS com crianças  e que já estão a regressar segundo o Presidente da Câmara Municipal.

António Loureiro às 18h fez o ponto de situação e diz que a situação está a caminho de ser controlada e afirmou que os próximos dois dias vão ser muito exigentes para os Bombeiros e populações na operação de rescaldo. Arderam segundo o autarca mais de 2 mil hectares.

 

 

Várias corporações de Bombeiros do País,GNR,GIPS,Militares e populações estão no terreno.

No Concelho de Águeda a situação está mais calma procedendo-se agora às operações de rescaldo assim:

  • Veiga – Valongo do Vouga – 203 homens e 67 veículos
  • Travassô – 12 homens e 4 viaturas
  • Macinhata do Vouga – 155 homens e 44 meios terrestres
  • Sobreiro – Valongo do Vouga – 7 homens e 3 viaturas.

Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM