A cozinha tradicional severense volta a ser representada nos seus restaurantes, entre os dias 14 de março e 12 de abril, durante a Rota da Lampreia e da Vitela. Na sua XX edição, a iniciativa pretende promover o concelho de Sever do Vouga, dinamizando a economia e a cultura, através da valorização de produtos locais.
Com a colaboração da Entidade Regional da Turismo Centro de Portugal, a parceria da Câmara Municipal de Sever do Vouga com a Confraria Gastronómica de Sever do Vouga irá contar, este ano,com 9 restaurantes – mais dois do que no ano anterior, a saber: “Restaurante Santiago”, “Quinta do Barco”, “Quinta Nova”, “O Cortiço”, “O Vitorino”, “O Canastro By Junior”, “O Junior”, “Canta a Coruja” e “Passa a Palavra 2”.
Durante um mês, os visitantes do concelho poderão degustar os sabores da gastronomia local, passados de geração em geração. A lampreia continua a ocupar um lugar de destaque na gastronomia da região, apreciada desde os tempos da Idade Média.
O acontecimento gastronómico é, assim, uma oportunidade a não perder pelos apreciadores, que poderão experimentar os seus diferentes modos de confeção como o “arroz de lampreia” ou “lampreia à bordalesa”.
Para quem não é apreciador de lampreia, poderá optar pela vitela, que passou a integrar a rota em 2006. A vitela assada com arroz de forno é um prato gastronómico de referência, que pode ser saboreado durante todo o ano e cujo reconhecimento ultrapassa os limites geográficos do país.
A Rota da Lampreia e da Vitela que inicia dia 14 de Março inclui o XIII Capítulo da Confraria Gastronómica de Sever do Vouga em que serão entronizados novos confrades.