No primeiro dia dos Dias nas Dioceses, o dia de acolhimento, a Diocese de Aveiro preparou os retoques finais para a ansiada chegada dos 4900 peregrinos estrangeiros.
Com muita alegria e animação os grupos estrangeiros oriundos de quatro continentes e de catorze nacionalidades diferentes começaram a chegar já na manhã de ontem.
O primeiro grupo a chegar à Diocese de Aveiro foi de Trier (França) que ainda antes de se deslocarem para a paróquia de acolhimento fizeram questão de ir diretos à Praia da Costa Nova, em Ílhavo onde passaram a manhã e celebraram missa.
O resto do dia foi passado à espera dos grupos de cada paróquia de acolhimento para começar os tão esperados Dias nas Dioceses na Diocese de Aveiro que se prepara há muito para viver os próximos dias com muita intensidade.
O Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro também fez parte da alegria de acolher e dirigiu-se ao final da tarde a Cacia onde um grupo de cubanos acabava de chegar para lhes dirigir umas palavras.
Para além da mensagem de boas-vindas que declarou, aproveitou também para expressar o seu jubileu em pertencer a uma das poucas dioceses do país que recebe todos os peregrinos estrangeiros em famílias de acolhimento e não deixou de referir que “o objetivo da Jornada Mundial da Juventude é evangelizar, evangelizar, evangelizar”.
Durante o dia foram muitos os grupos que viajaram até Aveiro e que de braços abertos foram acolhidos tanto pelas equipas das paróquias como pelas famílias de acolhimento.
Todos os grupos estrangeiros previstos para chegar no primeiro dia de DnD’s efetuaram o seu check-in na paróquia respetiva.