Águeda, Aveiro, 9 de Dezembro de 2024

Jornadas de Enoturismo em Aveiro debatem desafios e oportunidades do sector

21 de Novembro 2024

Começaram ontem as XII Jornadas de Enoturismo, um evento anual que reúne especialistas, profissionais e entusiastas do sector no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro. A iniciativa, que termina hoje, promove a reflexão sobre o enoturismo no Centro de Portugal, incentivando o debate e a partilha de experiências entre os participantes.

Organizada pelas regiões vitivinícolas do Centro de Portugal – Bairrada, Dão, Beira Interior, Lisboa e Tejo –, com o apoio da Turismo Centro de Portugal (TCP), Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, a iniciativa conta com a presença de várias figuras do sector.

O primeiro painel de discussão, intitulado “Enoturismo: Percurso e Perspetivas”, moderado por Carlos Martins, consultor em economia criativa e turismo, contou com as participações de Adriana Rodrigues e Sílvia Ribau, da TCP, e José Pedro Soares, da CV da Bairrada. Durante o painel, foi realizado um exercício interactivo, onde os participantes avaliaram as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do enoturismo na região, destacando como principais desafios a articulação entre os diversos actores e as mudanças nas preferências dos consumidores.

A diversidade, autenticidade, paisagem, qualidade e gastronomia foram apontados como os principais pontos fortes do enoturismo no Centro de Portugal. Já as fraquezas identificadas pelos participantes incluíram a comunicação, promoção e investimento, enquanto as ameaças mais citadas foram a concorrência e as alterações climáticas. A inteligência artificial, a diversidade e a localização foram apontadas como as principais oportunidades do setor.

Sílvia Ribau, Directora do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção Turística da TCP, sublinhou a evolução das Jornadas de Enoturismo, que desde 2011 têm vindo a adaptar-se às novas realidades do mercado, oferecendo workshops, acções de sensibilização e debates sobre sustentabilidade.

O segundo painel do dia, sobre “A Arte do Storytelling”, contou com a participação de Nuno Madeira, gestor do produto Enoturismo do Turismo de Portugal, Elaine de Oliveira, sommelier e jornalista, e Cláudia Camacho, perfumista.

Hoje serão discutidos temas como “A Criação de uma Experiência Memorável”, “Da Mesa à Descoberta – O Papel dos Sommeliers” e “Os Desafios do Sector: Autêntico, Inteligente e Sustentável”. O evento também inclui workshops e visitas a quintas e adegas da Bairrada, permitindo aos participantes uma imersão nas experiências enoturísticas da região.

Fonte: Campeão das Províncias


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM