As Jornadas Internacionais de Turismo, organizadas pela Câmara Municipal de Águeda e que conhecem este ano um novo formato, decorrem hoje e amanhã, no Centro de Artes de Águeda.
A 8.ª edição, do evento acontece este ano inserido na programação do “Águeda é Natal” e tem Cuba como país convidado.
Durante dois dias, vão ser apresentadas algumas das mais recentes novidades da área do turismo, numa demonstração de que este é um setor que se faz “Sem fronteiras, com tempo!”, um encontro onde vão ser partilhadas ideias e boas práticas que contribuam para o crescimento e afirmação deste setor. O programa preparado proporciona a oportunidade de discutir temas relevantes para a atualidade desta área, na região e país, nomeadamente no que respeita à sustentabilidade, à cultura, à gastronomia, aos eventos e financiamentos e onde não faltará a demonstração de projetos inovadores e originais.
A abertura das jornadas teve lugar esta manhã com a presença de Jorge Almeida e Edson Santos, Presidente e Vice-Presidente da Câmara de Águeda, respetivamente, bem como Zelmys Maria Domingues Cortina, Embaixadora de Cuba em Portugal; Niurka Pérez, Conselheira de Turismo da Embaixada de Cuba para Portugal e Espanha; e Raul Almeida, Presidente do Turismo Centro de Portugal.
O primeiro painel do encontro, abordou como “Financiar para Inovar” e depois de almoço, a gastronomia domina os trabalhos com o tema “Como despertar os sentidos”.
A partir das 21h30 e de entrada livre, um concerto de música tradicional cubana.
No segundo dia do encontro, serão desvendados “Destinos Sustentáveis: desafios e oportunidades” (10h30). Serão ainda conhecidos destinos diversos e suas “ligações pelo mundo” (14h), com a Embaixadora de Cuba em Portugal a apresentar o seu país de origem como um “destino multifacetado”. Neste painel, destaque ainda para Maria Ester Carvalho, do Instituto do Turismo de Cabo Verde, que irá demonstrar a experiência cabo-verdiana no turismo de caminhadas.
O último painel, que será moderado por Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, explicará “Como organizar eventos”.
As Jornadas Internacionais de Turismo encerrarão às 16h30, com a entrega do “Chapéu de Ouro do Município”, um galardão que visa distinguir uma entidade ou personalidade que se tenha destacado na promoção do turismo local ou nacional.