A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) apela aos portugueses para que doem, gratuitamente, 0,5% do seu IRS à LPCC, no seguimento da entrega do IRS referente a 2022.
Com o mote “Ligue mais ao que é realmente importante”, e novamente com o apoio do Ricardo Araújo Pereira como embaixador da Campanha de Consignação do IRS, este é um momento relevante para a LPCC na procura do apoio dos portugueses para dar seguimento a todas as iniciativas que a Liga promove, em prol do doente oncológico e seu cuidador.
“Ao doar uma parte do seu IRS (que, de outra forma, será entregue ao Estado), está a canalizar parte dos seus impostos para as actividades de apoio ao doente oncológico e cuidadores, acções de prevenção e diagnóstico precoce do cancro e de apoio à formação e investigação em oncologia”, adianta o presidente da Direcção da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Francisco Cavaleiro de Ferreira.
As doenças oncológicas continuam a registar uma alta incidência em Portugal, em número de novos casos, com cerca de 60.000 novos diagnósticos a cada ano, constituindo-se como uma das principais causas de morbilidade, incapacidade e mortalidade no país, com profundo impacto nos doentes, nas famílias e na sociedade.
Para apoiar a LPCC, basta preencher o quadro 11 do modelo 3 (campo 1101) com o NIF 500 967 768.
A entrega do IRS de 2023, referente aos rendimentos auferidos em 2022, decorre entre 1 de Abril e 30 de Junho, independentemente da categoria dos rendimentos.
Projectos apoiados pela LPCC em 2022
São muitos os projectos que a LPCC desenvolve, e o apoio ao doente oncológico e o seu cuidador estão no centro da sua actuação. A LPCC apresenta os indicadores do seu apoio em 2022, resultado da ajuda da população.
A LPCC disponibilizou a cerca de 15.000 doentes, medicamentos, próteses, transporte para consultas e tratamentos e alimentação dos doentes mais carenciados; atribuiu 32 bolsas de investigação a sete centros de investigação e a 20 acções de apoio à formação em oncologia; promoveu a realização de 381.204 mamografias em 34 unidades móveis e sete fixas; realizou 11.988 consultas de psico-oncologia a 1.495 doentes; recebeu cerca de 6.517 chamadas e emails respondidos através da Linha Cancro e Linha Pulmão, contando com o envolvimento de um total de cerca de 20.408 voluntários ligados a esta causa.
Fonte: Campeão das Províncias