Águeda, Aveiro, 23 de Fevereiro de 2024

LPCC aposta nos cuidados a doentes oncológicos em contexto hospitalar

5 de Dezembro 2019

Foi, hoje (05), apresentado publicamente o novo projecto do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC – LPCC), que passa por apoiar doentes oncológicos em contexto hospitalar, fornecendo-lhes acompanhamento humanizado e recursos materiais para uma melhor recuperação.

Conforme explicou Vítor Rodrigues, presidente da Direcção Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro, este projecto começou quando um grupo de colaboradores da Critical Software decidiu doar 4 000 euros à Liga que, prontamente, decidiu aplicar o valor num projecto dirigido à humanização do doente oncológico.

Nesta primeira fase do projecto foram identificadas as principais necessidades do Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOC), através de listas realizadas pelos enfermeiros chefes de cada Serviço, tanto a nível de equipamentos como de acompanhamento.

Vítor Rodrigues garante que, até ao momento, “já estão comprados mais de 90 por cento dos equipamentos”, esperando que “no máximo até Janeiro todos eles sejam entregues” ao IPOC.

Margarida Ornelas, presidente do Conselho de Administração do IPOC, também marcou presença na apresentação, na qual deixou clara a sua gratidão a todos, afirmando que “este projecto é a prova da colaboração que existe entre o IPO e a Liga”. “Este investimento vem tornar corpóreo pequenas coisas que são realmente importantes para os doentes”, acrescentou.

O apoio traduz-se num total de 76 158 euros em equipamentos e materiais de apoio ao doente para os vários Serviços do IPOC, como o de Oncologia Médica; de Radioterapia; de Cuidados Paliativos; e para o Hotel de Doentes.

Entre os equipamentos oferecidos destacam-se televisões para as salas de tratamento; colchões anti-escaras; cadeiras de higiene para banho; entre outros. Quanto aos materiais de apoio salientam-se os kits doados aos doentes, que incluem alguns produtos de higiene, folhetos informativos e pequenos produtos que pretendem dar mais conforto aos utentes durante os tratamentos.

Mas este não é um projecto que se limita a reforçar os cuidados a doentes no IPOC, segundo o presidente da Direcção Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro o objectivo é alargar este projecto a hospitais distritais.

Jornal Campeão das Províncias


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM