Águeda, Aveiro, 22 de Abril de 2025

Luso: Federação de Damas assinalou 40 anos e homenageou Vaz Vieira

21 de Setembro 2020

Vaz Vieira, Isabel Baltasar e Arlindo Roda

A Federação Portuguesa de Damas comemorou o 40.º aniversário, ontem, no Inatel do Luso (Mealhada), e homenageou o grande mestre internacional Vaz Vieira, de Coimbra, que tem o maior palmarés na modalidade.

“Este é um tributo a um grande mestre, que ganhou tudo e é um exemplo vivo para os mais novos”, declarou o presidente da Federação Portuguesa de Damas (FPD), Arlindo Roda, com Vaz Vieira a agradecer e a defender que o Instituto do Desporto ajude a modalidade com o reconhecimento das Damas como prática desportiva nas escolas”.

Com 76 anos, Vaz Vieira, que foi professor de Matemática na Escola Jaime Cortesão, em Coimbra, já conquistou muitos títulos e triunfou mais de 80 vezes em opens nacionais da Federação Portuguesa de Damas, nunca tendo perdido qualquer prova da Federação Internacional de Damas.

A sessão de aniversário inclui um colóquio com Isabel Baltasar, coordenadora do Plano Nacional de Ética do Desporto, que abordou a campanha “Move-te por Valores” e subordinou a intervenção ao tema “Descobre o melhor que há em ti”.

Isabel Baltasar, perante a presença de vários jovens praticantes de Damas, observou que este jogo, praticado em silêncio e a pensar, tornava-os mais disciplinados e concentrados, na escola e em casa. Assinalou, igualmente, que as Damas proporcionam um “encontro de gerações”, com jovens, pais e avós a jogarem.

Em tempo de pandemia, a Federação Portuguesa da modalidade, aplicando todas as medidas em vigor, conseguiu realizar o 40.º Campeonato Nacional Individual de Damas Clássicas (lentas), que teve Filipe Paiva como árbitro principal, Rui Silva e Vaz Vieira na comissão técnica e Arlindo Roda (presidente da FPD) como director da prova.

O campeão nacional de 2020 é o mestre José Carlos Anjos, de Vila Nova de Gaia, que manteve o título conquistado em 2019, tendo Camilo Silva e António Figueiredo ficado em segundo e terceuri lugar, respectivamente.

No Campeonato Nacional de Jovens de Damas Clássicas 2020, em individuais, subiram ao pódio Eduardo Carvalho (1.º), Daniel Cunha (2.º) e Afonso Sardinha (3.º), todos da Lousã.

Nos escalões etários os primeiros classificados foram, em juniores, João Francisco e Francisco Henriques, da Lousã; em juvenis, Eduardo Carvalho e Afonso Sardinha, também da Lousã; e, em iniciados, Daniel Cunha e Gabriel Grilo, da Lousã e de Coimbra, respectivamente.

Em tempo de covid-19, esta era a única data em que a Federação Portuguesa de Damas conseguia realizar o Campeonato Nacional (e decorreu em dois fins-de-semana) e naturalmente que os praticantes de todo o país se retraíram, incluindo os jovens, até, também, pelo início do ano escolar.

O destaque vai para a participação do Louzandamas-Activar, que conquistou o tri no Campeonato Nacional de Jovens de Damas Clássicas, assim como venceu nos vários escalões etários.

 

Camilo Silva, José Carlos Anjos, António Figueiredo (em cima), Daniel Cunha, Eduardo Carvalho e Afonso Sardinha.

Jornal Campeão das Províncias


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM