Águeda, Aveiro, 22 de Fevereiro de 2024

Machado de Abreu lança “Portugal Anticlerical:Uma História do Anticlericalismo”

21 de Outubro 2019

Vai ser lançado o livro Portugal Anticlerical: Uma História do Anticlerical da autoria de Luís Machado de Abreu, professor catedrático aposentado do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (UA), esta quarta-feira, 23 de outubro, pelas 14h30, no Auditório Mestre Hélder Castanheira (Livraria UA). O livro, editado pela Gradiva, será apresentado por Moisés Adão Martins, professor catedrático do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.

Em Portugal Anticlerical: Uma História do Anticlerical “traçam-se as principais etapas e configurações sociais, políticas e culturais que o anticlericalismo apresenta desde os tempos medievais até ao século XXI”, explica-se na página do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas (CLLC) da UA, de que Machado de Abreu é investigador e membro. “Os investigadores que se têm ocupado do
tema veem nele, sobretudo, a oposição à Igreja e a luta contra o clero. Sem minimizar esta perspetiva, a ideia chave proposta neste livro identifica no anticlericalismo um persistente instrumento ao serviço da transformação social, política, religiosa e cultural da sociedade”.

Na página da editora, a Gradiva, na Internet, considera-se: “Este livro é um manual para ajudar a compreender as grandes questões que envolvem o clero católico, nas suas grandezas e misérias, e a urgência de atualização e redimensionamento da Igreja no mundo de hoje. Aliás, como bem evidencia e pensa Luís Machado de Abreu num dos capítulos deste livro: ‘A Pastoral do Anticlericalismo’”.

Autor de obras nas áreas de Filosofia Moderna e História da Cultura Luís Machado de Abreu é autor de diversas obras seminais nas áreas de investigação de Filosofia Moderna, História das Ideias e de História da Cultura Portuguesa dos séculos XIX e XX como “Percursos do Oitocentismo Português” (1998), “Anticlericalismo Português: História e Discurso” (2002),
“Ensaios Anticlericais” (2004), “Ordens e Congregações Religiosas no contexto da I República” (2010), “Para a História das Ordens e Congregações Religiosas em Portugal, na Europa e no Mundo” (2014).

 


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM