Águeda, Aveiro, 5 de Dezembro de 2023

Mealhada: Autarquia realiza acção de erradicação de planta invasora no concelho

17 de Outubro 2022

A Câmara Municipal da Mealhada está a levar a cabo uma acção de controlo da erva-das-pampas em diversos espaços do município.

Além de acções de erradicação da invasora, o objectivo é sensibilizar a comunidade para os perigos dos “penachos”, como é vulgarmente conhecida, de forma a evitar a sua disseminação.

A erva-das-pampas ou penachos (Cortaderia selloana) é uma planta nativa da América do Sul que foi introduzida em vários países como ornamental, mas que é muito difícil de controlar, com custos elevados na aplicação de medidas de controlo.

Esta espécie, que compete com a vegetação herbácea e arbustiva autóctone portuguesa, possui elevada resistência ao fogo e ao corte. É, por isso, necessário cortar as plumas, colocando-as em sacos completamente fechados para evitar dispersão das sementes. A raiz deve ser arrancada e as plumas enterradas a uma profundidade entre 40 e 50 cm para que não haja possibilidade de germinação das sementes.

A intervenção junto da comunidade vai passar por explicar os efeitos nefastos desta espécie: sendo invasora, representa uma ameaça à biodiversidade, levando ao perigo de extinção de espécies autóctones. Causam efeitos negativos a nível ambiental, económico e na saúde pública. Formam povoamentos muito densos, que impedem a passagem de pessoas e animais, possuem folhas cortantes, que provocam ferimentos, e flores, que provocam alergias.

Recorde-se que, durante a Semana Ibérica sobre Espécies Invasoras, que decorreu de 21 a 29 de Maio, o Município da Mealhada procedeu ao levantamento das espécies exóticas invasoras por todo o concelho.

Campeão das Províncias


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM