Águeda, Aveiro, 18 de Abril de 2024

Mealhada: Câmara distribui quatro mil ecopontos para recolha porta-a-porta

30 de Junho 2021

O “Mealhada Porta-a-Porta” vai passar, imediatamente, para o terreno com a distribuição de quatro mil ecopontos domésticos para recolha separada de vidro, papel/papelão e plástico/embalagens.

Os munícipes podem, a partir de agora, fazer reciclagem sem sequer saírem de casa. Os serviços municipais irão iniciar já, na cidade da Mealhada, esta distribuição porta-a-porta: cada munícipe recebe em casa três contentores, de 120 litros cada: um de tampa amarela, para reciclagem de plástico e metal; outro de tampa verde, para papel e cartão; e um terceiro de tampa azul, para o vidro.

Existe ainda a possibilidade de qualquer munícipe fazer a inscrição no site do município ou na Secção de Águas da Câmara Municipal. O processo depois é simples: no seu dia a dia, a população vai enchendo os contentores e apenas tem que ter a preocupação de os colocar à sua porta nos dias definidos de recolha.

O projecto tem como objectivo aumentar a quantidade de material reciclado recolhido e, consequentemente, a percentagem de reciclagem do município, contribuindo para a economia circular e melhorando o seu desempenho ambiental. Desta forma, conseguir-se-á reduzir a quantidade de resíduos indiferenciados e os custos com o seu tratamento.

O “Mealhada Porta a Porta” está integrado na candidatura ao Aviso POSEUR-11-2017-22 e significa um investimento global superior a um milhão de euros, uma vez que inclui a aquisição de viatura para recolha selectiva de resíduos, bem como outras medidas como implementação de uma solução integrada para gestão dos resíduos na rede de ecopontos do concelho da Mealhada e a implementação de projecto-piloto de PAYT (pay-as-you-throw) em três freguesias do concelho.

O projecto foi iniciado há alguns meses, com o fornecimento dos contentores, mas a viatura específica para a sua recolha não foi ainda entregue, o que tardou a sua implementação e obrigou o município a encontrar uma solução temporária. “O fornecedor não conseguiu entregar ainda esta viatura, mas conseguimos negociar uma solução de forma a implementarmos o projecto e vamos, agora, avançar o mais rapidamente possível”, assegura Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM