A Câmara Municipal da Mealhada, em articulação com o Agrupamento de Escolas da Mealhada, assegura o funcionamento de Escolas de Acolhimento para crianças até aos 12 anos, oriundas de famílias de profissionais considerados essenciais. A autarquia garante ainda a entrega de refeições a todos alunos abrangidos pela Ação Social Escolar em diversas freguesias.
As Escolas de Acolhimento, que funcionam a partir de hoje, são o Centro Escolar da Mealhada, o Centro Educativo da Pampilhosa e o Jardim de Infância da Pampilhosa. Os centros escolares funcionam das 07 às 19h e acolhem crianças em idade pré-escolar e alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, com idade igual ou inferior a 12 anos. O serviço inclui refeições (almoço e lanche) e acompanhamento por técnicos e assistentes operacionais. Já o Jardim de Infância da Pampilhosa funciona nos mesmos moldes dos centros escolares, mas acolhe apenas crianças em idade pré-escolar.
Tal como aconteceu durante o primeiro confinamento, em março de 2020, a Autarquia liderada por Rui Marqueiro irá ainda assegurar o serviço de refeições, em regimente de take-away, a todos os alunos dos escalões A e B no âmbito da Ação Social Escolar. Para evitar a deslocação de alunos às suas escolas, as refeições serão entregues em locais próximos da residência dos alunos, nomeadamente, no Centro Escolar do Luso; no Centro Escolar da Mealhada, na Escola Básica de Barcouço, no Centro Educativo da Pampilhosa, na Escola Básica de Casal Comba, no Jardim de Infância de Antes, no Jardim de Infância de Canedo e Jardim de Infância de Carqueijo.
As famílias interessadas em usufruir de um ou de outro serviço, devem efetuar inscrição através dos serviços do Setor de Educação do Município de Mealhada.