A Câmara da Mealhada vai receber, pelo 13.º ano consecutivo, o Galardão ECOXXI, que distingue os Municípios mais sustentáveis do país. Este ano, a classificação alcançada é a melhor dos últimos 12 anos.
O Município da Mealhada atingiu a classificação de 73,5% na soma dos 21 indicadores que avaliam o seu desempenho na construção da sustentabilidade e no esforço desenvolvido na área da educação ambiental.
A Bandeira Verde ECOXXI, que há 13 anos consecutivos é hasteada na Mealhada, será recebida no próximo dia 28 de novembro, na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, no decorrer da cerimónia anual para a entrega destes galardões aos municípios distinguidos.
O ECOXXI é um programa de educação para a sustentabilidade, implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAE) desde 2005.
Composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, este Programa pretende avaliar a prestação dos municípios, reconhecendo como eco-municípios os que demonstram a implementação de boas práticas, políticas e ações em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.
“Receber este galardão e aumentar a sua classificação é algo que nos enche de orgulho e, naturalmente, de mais responsabilidade, porque nos indica que estamos no melhor caminho, mas com vontade de fazer, ainda, mais em matéria de sustentabilidade ambiental”, refere António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal que aponta que “tudo isto reflete as nossas políticas nesta área, mas, sobretudo, o trabalho dos nossos técnicos, das nossas equipas, mas também da nossa comunidade, que connosco vai trabalhando para um futuro mais sustentável”, concluiu.