A Câmara da Mealhada aprovou, em reunião de Executivo Municipal, um protocolo com a Câmara Municipal de Penacova que permite a utilização conjunta de maquinaria, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), para salvaguarda do perímetro florestal do Buçaco.
A parceria entre os dois municípios – com a participação do ICNF – traduz-se na utilização de um tractor, e respectivas alfaias, que vai aumentar significativamente a capacidade de intervenção das equipas de sapadores florestais. O objectivo é “contribuir para a redução da perigosidade de incêndio rural no perímetro Florestal do Buçaco”, cujos limites tocam nos Municípios da Mealhada, de Penacova e de Mortágua, refere o protocolo.
António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, sublinhou que se “tratou de encontrar uma solução para um problema comum. Estes meios mecanizados são primordiais em determinados tipos de operações dos sapadores florestais e só com a boa vontade da Câmara de Penacova e com a colaboração do ICNF conseguimos chegar esta proposta de partilha de maquinaria”.
Campeão das Províncias