Águeda, Aveiro, 28 de Maio de 2022

Mealhada: Morreu Norberto Pires,antigo presidente da CCDRC

11 de Agosto 2021

Morreu  ontem (10) o Professor Catedrático Joaquim Norberto Pires, vítima de acidente de viação.

Tratou-se de uma colisão entre o motociclo que conduzia e um veículo ligeiro de mercadorias, no Itinerário Complementar 2 (IC2), no Carqueijo, na freguesia de Casal Comba, no concelho da Mealhada, Norberto Pires era o condutor do veículo de duas rodas, que faleceu no local.

Antigo vereador da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova no mandato 2013-2017, Joaquim Norberto Pires era membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra e professor associado com agregação do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra.
Foi presidente do Conselho de Administração do iParque – Parque de Ciência e Tecnologia de Coimbra, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, da Sociedade Portuguesa de Robótica, da Associação Portuguesa de Controlo Automático, entre outros cargos.

A Universidade de Coimbra (UC) manifesta profundo pesar pelo desaparecimento de Joaquim Norberto Cardoso Pires, membro do Conselho Geral desta instituição e Professor Associado com Agregação do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC.

“A notícia do desaparecimento prematuro do Colega a Amigo Norberto Pires apanhou-nos a todos de surpresa. É uma perda inestimável para a UC, mas não há dor maior do que aquela que os seus entes queridos estão neste momento a passar, por isso aproveito esta oportunidade para apresentar os meus sentidos pêsames”, expressa o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

“Foi com enorme pesar e consternação que o Conselho Geral recebeu a notícia abrupta do falecimento do Professor Norberto Pires. Hoje a Universidade de Coimbra e o seu Conselho Geral perderam, de forma irreparável e insubstituível, um grande Professor e Investigador, um extraordinário Empreendedor e Inovador e sobretudo um grande Homem. Em nome do Conselho Geral da UC dirijo, de forma muito sentida, os mais sentidos pêsames à Universidade de Coimbra e à Família do Professor Norberto Pires”, refere, por sua vez, a Presidente do Conselho Geral da UC, Gabriela Figueiredo Dias.

Membro desde 2020 do Conselho Geral, órgão do qual era Coordenador da Comissão de Inovação, Serviço e Relação com a Comunidade, Norberto Pires construiu um longo e vasto percurso enquanto docente e investigador da Universidade de Coimbra com especialização em Automação e Robótica. Mais informações sobre o seu percurso académico e profissional estão disponíveis em https://www.jnorbertopires.pt/apresentacao/.

O jornalista Lino Vinhal recorda Norberto Pires.

 


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM